Contas extras, metas a serem batidas, encontros familiares, encerramentos. Quem não tem a impressão de que o fim do ano consome muito mais da nossa energia que atire a primeira pedra. E o aumento do estresse no fim do ano já se tornou uma comprovação científica. De acordo com o levantamento do International Stress Management Association (ISMA-BR), o nível de estresse entre as pessoas aumenta, em média, 75% em dezembro. Entre os resultados podem estar problemas bucais, nem sempre associados a esta situação.
O dentista, diretor da Viek Odontologia, Fernando Viek, relata que há anos a clínica nota um crescimento na procura por tratamentos de problemas decorrentes do estresse assim que o fim do ano se aproxima.
“Neste período, a procura por tratamentos relacionados principalmente ao bruxismo, que é o apertamento dos dentes, mais do que dobra. Isso tem muito a ver com o estresse. As causas desse problema são ditas na literatura como multifatoriais, como o estresse, ansiedade, problemas comuns da vida moderna. E em decorrência do bruxismo, outros problemas aparecem, como dores de cabeça frequentes, dores musculares, dores na articulação e inclusive fraturas ou perdas de dentes”, detalha o dentista.
A queixa e os problemas vão muito além do bruxismo – que, de acordo com o especialista, pode ser controlado através de uma placa bucal. O ranger de dentes, especialmente durante o sono, é outra característica que pode ter o estresse como causa. “Muitos pacientes que se queixam na clínica de que os seus dentes ou as restaurações estão quebrando com frequência, o que não é normal, passam por isso como consequência da sobrecarga provocada pelo apertamento dos dentes. Nesse momento do apertamento, a força é excessiva”, destaca.
- Entenda a importância de manter a saúde bucal mesmo fora de casa
- Higiene bucal: você sabe como fazer corretamente?
Tratamento deve ser multisetorial
Fernando Viek indica que estes problemas decorrentes do estresse merecem atenção em todos os campos da vida do paciente. “Entre os fatores que ajudam a controlar o problema estão a atividade física regular, uma alimentação mais leve antes de dormir e, claro, o acompanhamento com o dentista para tratar os dentes que foram afetados, perdidos ou desgastados, além de combater o bruxismo e outras causas que possam surgir”, detalha.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia