O ex-BBB Caio Afiune veio até suas suas redes sociais para demonstrar a satisfação com os resultados da cirurgia que realizou no primeiro semestre deste ano para tratar a ginecomastia. A condição se caracteriza pelo aumento anormal das glândulas mamárias em homens (veja mais detalhes abaixo).
“Isso me incomodava muito. Se você tem a oportunidade de fazer um procedimento, faça”, afirmou o ex-BBB, que tem 35 anos e destacou a importância de priorizar o bem-estar pessoal. “Não importa a opinião dos outros, o que conta é a sua. É um cuidado com a sua saúde mental também, porque afeta a autoestima. Estou muito feliz e realizado.”
O que é a ginecomastia?
A ginecomastia se caracteriza pelo inchaço do tecido mamário masculino, como também sensibilidade na região, causados por um desequilíbrio hormonal, segundo o Hospital Albert Einstein. Ou seja, a redução do hormônio masculino (testosterona) ou o aumento do hormônio feminino (estrogênio).
Ela é mais comum na puberdade, afetando cerca de 60% dos adolescentes, mas também pode ocorrer no envelhecimento e no nascimento, momentos em que o corpo passa por transformações hormonais. A condição pode ser ocasionada por doenças como hipertireoidismo, além de uso de anabolizantes e medicamentos específicos.
- O que se sabe sobre a transmissão do vírus oropouche na gestação
- 'Eu não tinha ideia de que beber socialmente prejudicaria meu fígado aos 31 anos'
Quando ocorre fora dos períodos esperados ou quando ocorre secreção nos mamilos, sinais inflamatórios (vermelhidão, calor), aumento muito rápido ou dor intensa nas mamas, a condição deve ser analisada por um especialista.
O tratamento pode envolver além de cirurgia, o uso de medicamentos que bloqueiam a ação do estrogênio, além da suspensão do uso de anabolizantes e medicamentos que estejam agravando condição.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia