Galeria Terra

Associação de cornos que homenageou Shakira em 2023 tem ‘filiais’ no Brasil


Flipar
Foto: Reprodução de vídeo TV Globo

O disco, que trata do empoderamento feminino e da reconstrução emocional da artista, traz a faixa “Shakira Bzrp Music Session 53”, que foi um tremendo sucesso assim que a colombiana lançou o clipe no início de 2023.

Reprodução Instagram

Produzida pelo DJ argentino Bizarrap, a canção traz detalhes da traição de Piqué, com diversas indiretas ao ex-jogador e sua atual namorada, Clara Chía, pivô da separação.

Reprodução do Instagram @shakira

“Sou grande demais para você, é por isso que você está com uma garota igual a você”, diz um verso. Em outro, ela provoca “Você trocou uma Ferrari por um Twingo”.

Reprodução Instagram

O lançamento da canção teve grande repercussão, com os fãs apoiando em peso Shakira, mas também gerou brincadeiras.

Reprodução Instagram @shakira

Shakira tornou-se “integrante ilustre” do mural da “Associação de Cornos de Soledad” (Asocasol) na Colômbia, como noticiou o jornal “El Tiempo”, da capital Bogotá, à época.

reprodução youtube

O painel da peculiar associação está instalado no município de Soledad, na região metropolitana de Barranquilla (onde nasceu Shakira).

Reprodução do X @FacuVol3

Ele foi atualizado antes do Carnaval de 2023 com a pintura de Shakira acompanhada de uma frase da letra da música.

Reprodução do X @FacuVol3

Fundador da Asocasol, Wilson San Martín declarou ao “El Tiempo” que a missão do grupo é dar apoio a quem passou pelas dores da infelidade conjugal.

Reprodução/Twitter Stic campaz

“Antes isso era delicado, mas já faz um tempo que a coisa foi tomada como folclore e serviu de suporte. No grupo temos o padre Jacinto Osorio, o ‘Reverendo Corno’, que orienta essas pessoas a não tomarem uma atitude radical”, explicou.

Reprodução/Wilson San Martín

No Brasil, também existem associações para “cornos”, voltadas a amparar e dar força a quem passou por uma situação assim.

Reprodução de vídeo CETV

Fortaleza chegou a sediar a Associação dos Homens Mal Amados do Estado do Ceará, mais conhecida como “Associação dos Cornos.

Reprodução de vídeo CETV

José Adalto Caetano, fundador da associação e escritor de literatura de cordel, chegou a publicar um vídeo em junho de 2017 pedindo ajuda para manter o local. De acordo com ele, o clube tinha mais de 35 mil associados.

Reprodução de vídeo CETV

Em depoimento ao “Diário do Nordeste”, Adalto Caetano disse que a ideia de fundar um clube para homens traídos surgiu em 1999 a partir de narrativas que ele escrevia para cordéis.

Reprodução de vídeo CETV

Porto Velho sedia a Associação de Cornos de Rondônia. “Aqui temos filiados de todas as formas, com todo tipo de história. E contamos com o apoio de psicólogos para ajudar a pessoa na sua sina. Ser feliz é o que importa”, declarou Pedro Soares, presidente da entidade, ao site “Rondoniaovivo”.

Reprodução da TV Rondônia

A Associação dos Cornos de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, surgiu em 2011 como brincadeira, mas transformou-se em um trabalho social sério.

Reprodução de vídeo de Lauro Freitas

Em 2019, o funcionário público Reginaldo Sales de Oliveira contou à reportagem do G1 que o grupo promove ações de conscientização, em especial no combate à violência contra as mulheres.

Reprodução de vídeo de Lauro Freitas

No Maranhão existe a Asscorema (Associação dos Cornos do Estado do Maranhão), sediada na capital São Luis. Com irreverência, o grupo promove anualmente a “Festa dos Cornos”, com os participantes fantasiados “a caráter

Reprodução do Facebook ASCOREMA

Em 2007, foi criada a Associação dos Cornos de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso. O grupo promove eleições presidenciais e, segundo Claudimar Ferreira Santana, idealizador da entidade, para se associar basta “ter a sensação de que foi traído”.

Claudinho Sorriso - Assessoria

Em alguns lugares, prevalece apenas a descontração em torno do tema. Em Recife, dentro do Mercado da Madelena, há um bar chamado “Confraria dos Cornos”. O ambiente é adornado com peças que remetem ao folclore em torno da figura do traído, como chifres e frases talhadas em madeira.

Reprodução de vídeo Record TV

Veja Mais