Alguns desses líderes e seus familiares aproveitaram para desfrutar de cartões-postais e espaços muito presentes no dia a dia dos cariocas. O Flipar mostra alguns dos governantes que aproveitaram a passagem pelo Rio para fazer “turismo” na cidade.
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, aproveitou as belezas da orla da praia carioca para fazer corridas matinais em Copacabana e Ipanema.
Gahr Store, empossado em outubro de 2021, acenou para populares e participou de outros eventos na cidade nos dias anteriores ao G20.
“Eu amei a Praia de Copacabana, é um lugar importante para o mundo. Gostei bastante porque na Noruega não temos esse contato com o mar, onde os prédios ficam de frente para a praia, então achei muito lindo”, destacou o premiê norueguês à CNN.
O líder norueguês esteve ainda no bairro de Santa Teresa, na região central da cidade, onde andou de bondinho com sua comitiva.
Gahr Store já havia estado no Brasil, tanto no Rio quanto em Brasília, mas nas vezes anteriores não ocupava o posto de chefe de governo do país escandinavo.
Em Santa Teresa, Jonas Gahr Store visitou o armazém São Joaquim, restaurante especializado em pratos com bacalhau. Ele chegou a vestir avental para servir bolinhos para os clientes.
A maratona do político pelo Rio incluiu ainda uma passagem pela praia do Leme para acompanhar um jogo de futebol de areia promovido por ONG norueguesa que trabalha no Brasil.
Trata-se do Karanba, projeto criado pelo ex-jogador de futebol norueguês Tommy Nielsen para oferecer atividades a crianças carentes da cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
“Projetos como esse demonstram como o esporte pode abrir portas e criar oportunidades para jovens em qualquer lugar do mundo”, declarou Gahr Store.
Outra liderança que deu as caras pelas ruas do Rio de Janeiro foi o presidente da França, Emmanuel Macron.
Assim como Jonas Gahr Store, o chefe de estado da França fez corridas matinais na orla das praias de Copacabana e Ipanema.
Macron também fez caminhada noturna de terno pela orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul, acompanhado de Brigitte Macron, sua esposa.
Durante a caminhada, Macron foi tietado por moradores do Rio de Janeiro e turistas. O governante chegou a tirar fotos com alguns deles.
O presidente francês e sua mulher ainda foram conhecer locais emblemáticos da cultura afro-brasileira: o Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN).
O Cais do Valongo foi o ponto principal de entrada de africanos escravizados nas Américas.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, visitou o Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais famosos do Rio. Ela foi ao Morro do Corcovado com a filha Ginevra e membros da delegação italiana.
Ashley Biden, filha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi conhecer o Jardim Botânico. Ela foi fotografada ao lado da árvore tropical sumaúma.
Ashley Biden, de 43 anos, esteve também no Cristo Redentor com as filhas e postou uma foto do cartão-postal. Segundo o portal G1, o presidente americano revelou ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, que as netas adoraram o monumento carioca.
No primeiro dia do G20, Biden se reuniu com Lula e demonstrou fascinação com um painel do evento que trazia o Cristo Redentor.