Adélia Prado agradece pelos prêmios Machado de Assis e Camões -  (crédito: TV Cultura/ Reprodução)

Adélia Prado agradece pelos prêmios Machado de Assis e Camões

crédito: TV Cultura/ Reprodução

A poeta mineira Adélia Prado agradeceu pelos dois prêmios de reconhecimento da literatura em língua portuguesa que recebeu nas últimas semanas, em vídeo divulgado nesta sexta-feira (28/6) nas redes sociais. Na última sexta (21/6), a escritora de 88 anos ganhou o Prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em celebração ao conjunto da obra de escritores nacionais. Menos de uma semana depois, nessa quarta (26/6), ela foi anunciada como a vencedora do prêmio Camões.

 

O prêmio de R$ 100 mil dado pela ABL celebra os mais de 20 livros publicados por Prado, que abordam, em prosa, verso e antologia, temáticas relacionadas a sexo, religião e morte. Esta não é a primeira vez em que a autora recebe uma premiação pelo conjunto de sua obra. Em 2016, ela se tornou a primeira mulher a vencer essa categoria no Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.

 

 

 

"Eestou aqui hoje por um acontecimento muito especial e feliz para mim – ter recebido os prêmios Machado de Assis e Camões [...] Só quero que vocês sejam inundados pelo amor que vocês me transmitem", disse, em vídeo.


Assista:

 

 

Descrita por Carlos Drummond de Andrade como “lírica, bíblica e existencial”, Adélia anunciou recentemente sua volta à literatura depois de um hiato de mais de uma década. O próximo lançamento da poeta mineira, a coletânea "Jardim das Oliveiras", deve ser publicada ainda no segundo semestre deste ano. 

 

Leia também: Kiss copiou visual do Secos & Molhados?

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa