O bloco inicial do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte rendeu as disputas mais aguardadas entre os concorrentes. Transmitido pelo Grupo Bandeirantes na noite desta quinta-feira (8/8), o embate começou com a troca livre de perguntas entre os nomes que pleiteiam o Executivo Municipal.
Já no primeiro bloco, fizeram questionamentos entre si a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o deputado estadual Bruno Engler (PL); e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB) e o prefeito Fuad Noman (PSD).
Duda abriu o programa questionando Engler sobre as propostas do parlamentar para evitar desastres ambientais e alfinetou o bolsonarista dizendo que ele pertence a um partido de negacionistas climáticos. O deputado estadual respondeu com propostas para escoamento de águas pluviais.
Na sequência, Engler e Mauro Tramonte (Republicanos) fizeram uma dobradinha criticando em uníssono o sistema de saúde da prefeitura. A gestão de Fuad seguiu atacada na pergunta seguinte, direcionada por Tramonte a Duda Salabert com o trânsito da capital como tema.
- Datafolha: Nunes e Boulos empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo
- Justiça Eleitoral encerra nomeação de mesários para eleição municipal
- Dívida de Minas: STF marca julgamento de liminar que manteve suspensão
Fuad se defendeu em seguida se dizendo espantado com as críticas ao ser questionado por Gabriel Azevedo sobre políticas de geração de emprego na cidade. O embate entre prefeito e vereador reeditou os últimos dois anos de troca de farpa entre as partes.
Fuad seguiu na vitrine na sequência, quando fez uma pergunta para o senador Carlos Viana (Podemos). O prefeito pediu a opinião do parlamentar sobre o programa de conexão à internet em vilas e favelas. Viana respondeu falando das contas da capital e chamou o concorrente de “economista do Paraguai”, acusando-o de ter deixado os cofres da cidade no vermelho.
O deputado federal Rogério Correia (PT) fechou o bloco sendo questionado por Viana e, na sequência, perguntando a Gabriel Azevedo. O tema de ambos os embates foi a mobilidade urbana e o parlamentar petista aproveitou a oportunidade para repetir reiteradamente o fato de ser o representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela PBH.