Uma operação de combate ao racismo foi deflagrada nesta quinta-feira (6/6) pela Polícia Federal. O objetivo é combater atividades realizadas pelas redes sociais. Foram cumpridos dois mandados de busca contra suspeito de incitação ao racismo e violência em redes sociais.
A operação investiga acusações de conteúdo discriminatório e violento por conta de raça, além de repúdio à miscigenação. O alvo da operação foi um usuário em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos com base em ordem da Justiça Federal.
O suspeito é acusado de publicar mensagens que podem ser classificadas como crime de racismo, que pune a indução ou incitação ao preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
A investigação está sendo feita e envolve a análise de atividades em todo o país, e que possibilitou a identificação desse usuário. As postagens incluíam conteúdo ofensivo, como incitação ao assassinato e rejeição à integração racial.
Todo o material coletado, assim como computador e celular, serão periciados para identificar os responsáveis pela criação e disseminação das mensagens e determinar a amplitude de suas ações na rede.