Jornal Estado de Minas

amauri Segalla

Amauri Segalla: março foi um mês trágico para os investidores

(foto: Juarez Rodrigues/Estado de Minas 25/01/2007)


A pandemia do coronavírus foi devastadora para os investidores. O Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, encerrou março com queda de 29,90%, o pior desempenho mensal desde 1998. No primeiro trimestre, o recuo foi de 36,86%, o maior da história. Os fundos imobiliários também sofreram, ao desabar 16,05% no mês passado. Enquanto isso, o dólar disparou 15,96%, o ouro acelerou 15,24% e até os desprezados CDI (alta de 0,32% em março) e poupança (avanço de 0,22%) fecharam março no azul. Se existe alguma lição que pode ser tirada dessa tempestade, ela é a seguinte: o investidor nunca deve correr riscos em excesso. A história ensina que, no mercado acionário, toda euforia (como a observada no fim do ano passado) quase sempre é sucedida por uma grande decepção. Em 2020, os moderados e conservadores, aqueles que buscaram diversificar a carteira, ganharam de goleada dos investidores ousados demais.




Taxa de desemprego pode chegar a 16%

A crise do coronavírus agravou o maior desafio da economia brasileira: gerar empregos com carteira assinada (foto). Ontem, o IBGE informou que a taxa de desemprego ficou em 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro – portanto, antes da pandemia. O que já é ruim tende a piorar. Segundo projeções da XP Investimentos, o percentual pode chegar a 14% até o fim de 2020. Para a consultoria Pantheon, o cenário é ainda mais preocupante, com o índice se aproximando dos 16% já no segundo trimestre.



Prevenção até em alto-mar

A empresa de óleo e gás Ocyan foi buscar na Alemanha uma solução para proteger o pessoal que trabalha embarcado em suas sondas de perfuração. A companhia comprou lâmpadas ultravioletas germicidas para higienizar ambientes comuns, como refeitórios, salas de convivência, cabines, banheiros e enfermaria. Elas já são usadas com sucesso na China, Coreia do Sul e Estados Unidos para eliminar o vírus. Além das lâmpadas ultravioletas, a Ocyan adota métodos de prevenção indicados pela Anvisa.

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 25/3/19)
US$ 120 milhões  é quanto a Coca-Cola vai doar para o combate ao coronavírus. É um dos maiores valores cedidos por uma única empresa no mundo