Elon Musk (foto) vai apresentar hoje os resultados dos testes de chips implantados em cérebros humanos. O projeto, chamado de Neuralink, prevê, entre outras coisas, o controle de celulares e computadores com a mente. Musk também está envolvido na criação de um chip que vai acelerar as sinapses e, assim, tornar os humanos mais inteligentes. A iniciativa é o primeiro passo na interconexão entre seres humanos e máquinas, o que pode levar a resultados inimagináveis. Outra questão ética envolvida diz respeito ao preço dos tais chips. Especula-se que eles poderão custar algo como 1 milhão de dólares. Ou seja, teríamos no futuro uma casta de super-ricos e superinteligentes. Musk talvez seja o empresário mais ambicioso de todos os tempos. Uma de duas iniciativas malucas é povoar Marte com um milhão de humanos até 2050. De fato, as ideias são inusitadas, mas convém não duvidar de alguém que criou, do nada, uma fortuna pessoal de US$ 100 bilhões.
O maior drone do Brasil
A empresa brasileira Stella Tecnologia lançou o maior drone do Brasil. Com onze metros de envergadura e 500 quilos, ele é capaz de voar durante 28 horas ininterruptas. O projeto reforça a importância de parcerias entre a iniciativa privada e a academia. Nos últimos 5 anos, o seu desenvolvimento contou com o apoio de estudantes de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade Estácio de Sá. Chamada de Atobá, a aeronave deverá ser usada no monitoramento da Amazônia.
Políticos não se entendem sobre LGPD
Os políticos precisam entender que uma mudança profunda como a Lei Geral de Proteção de Dados precisa de tempo para ser assimilada pelas empresas. Não é de uma hora para outra que elas vão se adaptar às novas regras no tratamento de dados de terceiros. No início da semana, a Câmara votou a favor da implementação a partir de janeiro. Depois, o Senado decidiu que a LGPD entrará em vigor após a sanção presidencial, mas as multas serão aplicadas só a partir de agosto de 2021. A indefinição é um estorvo.
A taxa de desemprego é de 100% se é você quem está desempregado
A semana de quatro dias
O home office não é a única mudança radical no modelo de trabalho vigente há mais de um século. A semana de quatro dias é uma tendência que vem ganhando força em diversos países. Na Alemanha, correntes dentro do governo de Angela Merkel (foto) defendem a nova jornada como maneira de combater os elevados índices de desemprego. Na Suécia e no Canadá estão em discussão projetos para reduzir a semana laboral a partir do ano que vem. Não vai demorar para os debates chegarem ao Brasil.
R$ 1,1 trilhão
é a fortuna pessoal de Jeff Bezos (foto), fundador da Amazon e homem mais rico da história. Seu patrimônio já é quase o dobro do valor acumulado por Bill Gates
RAPIDINHAS
- A paralisação das montadoras por períodos que variaram de 30 a 50 dias terá forte impacto no desempenho do setor de caminhões em 2020. Segundo projeções da Anfavea, a associação dos fabricantes, deverão ser vendidos 65 mil veículos pesados neste ano, contra as 101 mil unidades em 2019. Isso representa um freio de 36%.
- A banda inglesa Rolling Stones, uma das mais longevas da história, vai abrir a sua primeira loja própria. Ela será inaugurada no dia 9 de setembro na icônica rua Carnaby Street, em Londres, ponto de encontro de artistas nos anos 60. Segundo o agente dos Stones, serão vendidos discos, roupas e objetos de decoração.
- O Índice de Confiança da Indústria medido pela Fundação Getulio Vargas apresentou nova melhora e encostou nos níveis pré-pandemia. “Para os próximos meses, os indicadores de expectativas mostram certo otimismo, com mais de 40% do setor prevendo aumento do ritmo de produção”, diz Renata Mello Franco, economista da FGV.
- A JHSF, dona de shoppings de alto padrão, lançou uma moeda virtual. Trata-se da J Coin, que pode ser usada em todas as áreas de negócios da empresa, que incluem hotéis, restaurantes e até um aeroporto. Ao comprar um imóvel da JHSF, o cliente recebe créditos em criptomoedas, que poderão ser usados para pagar diárias de hotéis do grupo.