A pandemia do coronavírus está longe de acabar, a economia continua em marcha lenta e há um longo caminho para que os empregos perdidos durante a crise sejam recuperados.
O cenário é desolador, certo? Muito pelo contrário. Segundo estudo realizado pela consultoria KMPG, os executivos brasileiros estão otimistas com 2021. Para 41% deles, o faturamento de suas empresas vai aumentar entre 10% e 25% no ano que vem, enquanto outros 35% estimam crescimento de até 10%. Apenas 2% dos entrevistados acreditam que as receitas diminuirão.
Leia Mais
Investidores na bolsa brasileira se animam com equipe de Joe BidenMorte de cliente negro no Carrefour expõe ausência de responsabilidade socialEmpresas aumentam preços no Brasil antes da Black FridayExplosão do mercado de segunda mão atrai atenção das grandes lojas
Cadê a distribuidora que estava aqui?
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vem passando por situações inusitadas. Na última terça, o órgão regulador foi obrigado a notificar, em publicação no Diário Oficial da União, a distribuidora de combustíveis Vetor por não localizar a sede da empresa no endereço registrado, no município paranaense de Mandaguaçu. Os fiscais da agência perderam a viagem e, por consequência, a missão de cobrar a empresa que desde março sofre processo por inadimplência tributária.
Galpões logísticos em alta
O avanço do comércio eletrônico aqueceu o mercado de galpões logísticos. Segundo estudo da consultoria JLL, a vacância no setor foi de 17% no terceiro trimestre, o menor nível desde 2013, no início da série histórica. O estudo monitorou galpões em diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de capitais do Nordeste, Centro-Oeste e Sul. O segmento está em alta, com investimentos recentes de empresas como Amazon e Mercado Livre.
Eike Batista está de volta?
A OSX Brasil, empresa da área de construção naval que tem o empresário Eike Batista como principal acionista, deu um importante passo para se livrar das encrencas do passado. A Justiça encerrou a recuperação judicial da companhia, abrindo espaço para que opere normalmente. Como não poderia deixar de ser, o mercado adorou a notícia. Ontem, as ações da empresa chegaram a subir 100%. Em tempo: Eike já foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
58%
das empresas abertas na pandemia são comandadas por mulheres, segundo pesquisa feita pela startup de educação financeira Me Poupe!
RAPIDINHAS
A Black Friday chegou a todos os setores e ramos de atividade. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) oferece, até dia 1º de dezembro, desconto de 35% nos cursos da série “Quero Exportar”, voltados a profissionais e empresários interessados em colocar seus produtos no mercado internacional. As aulas são a distância.
A pandemia aqueceu o mercado de terapia on-line. Segundo o Google Trends, a busca pelo serviço disparou 360% em um ano. De olho nesse mercado, a Docpass lançou consultas psicológicas virtuais que custam R$ 50. A Docpass integra a Conexa Saúde, maior plataforma independente de telemedicina do país.
Na safra de indicadores positivos, chama atenção o saldo das contas externas do Brasil. Em outubro, elas fecharam no positivo pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com o Banco Central, o superávit nas transações correntes – as compras e vendas de mercadorias e as transferências de rendas – chegou o US$ 1,47 bilhão.
A Engie realiza, de 1º a 3 de dezembro, a Maratona PLD Horário, evento on-line que discutirá as implicações do novo modelo de precificação da energia no país. Os especialistas debaterão mudanças regulatórias e as modalidades de negócios que serão implementadas – os setores de serviços e comércio tendem a ser os mais impactados.