A gigante sueca Ericsson divulgará hoje um estudo que confirma o rápido avanço da tecnologia 5G. Segundo o relatório Ericsson Mobility Report, a América Latina terá 180 milhões de assinaturas 5G até 2026, o que significará crescimento estimado de 30% no tráfego de dados.
mundo, o número de pessoas com acesso a esse tipo de cobertura passará de 1 bilhão para 3,5 bilhões.
Segundo a análise, o maior crescimento se dará na América do Norte, com o 5G abrangendo 80% de sua base móvel.
O Brasil, que tem o leilão previsto para meados de 2021 – isso se nenhuma disputa política atrasar a iniciativa –, e o Chile, que acaba de anunciar o início do processo de licitação de frequências para 5G, provavelmente serão os primeiros países a impulsionar a quinta geração da internet móvel na América Latina.
Não custa lembrar: o 5G é fundamental não apenas para maior velocidade de conexão, mas para tornar as cidades mais inteligentes.
mundo, o número de pessoas com acesso a esse tipo de cobertura passará de 1 bilhão para 3,5 bilhões.
Segundo a análise, o maior crescimento se dará na América do Norte, com o 5G abrangendo 80% de sua base móvel.
O Brasil, que tem o leilão previsto para meados de 2021 – isso se nenhuma disputa política atrasar a iniciativa –, e o Chile, que acaba de anunciar o início do processo de licitação de frequências para 5G, provavelmente serão os primeiros países a impulsionar a quinta geração da internet móvel na América Latina.
Não custa lembrar: o 5G é fundamental não apenas para maior velocidade de conexão, mas para tornar as cidades mais inteligentes.
Jovens cancelam perfis nas redes sociais
Embora as redes sociais estejam longe de perder sua força, o tradicional estudo Digital Society Index coloca uma nova perspectiva sobre o futuro das plataformas. Segundo o levantamento, que monitorou o uso de internet por 32 mil pessoas de diversas partes do mundo entre maio de 2019 e maio de 2020, um em cada cinco jovens cancelou seus perfis nas redes sociais nesse período. Eles temem a perda da privacidade e o uso indevido de dados pessoais, além da falta de atenção para a “vida real.”
Home office satisfaz a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, uma das maiores redes de ensino do país, avaliou o nível de satisfação dos funcionários com o home office. Os resultados confirmam que o trabalho remoto veio para ficar: 83% dos colaboradores das áreas administrativas acreditam que estão significativamente mais produtivos, enquanto 84% consideraram que melhoraram a qualidade de vida. Para 52% dos entrevistados, as tarefas presenciais devem ficar concentradas em reuniões de equipe, com clientes ou fornecedores.
Biden é esperança para indústria da maconha
A eleição do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos deu novo impulso para as empresas de cannabis. Na semana passada, as ações da Canopy Growth, maior empresa do setor no mundo, subiram 13% diante do aumento do interesse dos investidores. Não foi um caso único. Outra gigante, a Aurora Cannabis, teve desempenho ainda melhor, com alta de 21% no mesmo período. Projeções mostram que a indústria da maconha avançará, em média, 20% por ano até 2025.
30 bilhões
foi a entrada de investimentos estrangeiros na bolsa (a B3) (foto) em novembro. É o maior volume desde 1995, quando o dado começou a ser computado
RAPIDINHAS
• A farmacêutica brasileira Apsen lançou, em parceria com startup de saúde Dr. Cuco, uma iniciativa incomum no ramo da saúde: a entrega de amostras de produtos diretamente na casa dos pacientes. Chamado de “Apsen com Você”, o projeto consiste, por enquanto, em remeter suplementes alimentares. São Paulo foi a primeira cidade a receber a iniciativa.
• As micros e pequenas empresas sofrem para obter crédito. Segundo estudo realizado no Brasil pela fintech americana Intuit QuickBooks, só um, em cada quatro, empreendedor que busca socorro financeiro consegue o dinheiro. Com o risco de inadimplência, os bancos se tornaram mais seletivos.
• A grife americana de roupas Abercrombie (foto), que fez sucesso no início da década entre os adolescentes, está em dificuldades. Em 2020, a empresa fechou três lojas e outras quatro deverão ser encerradas até o fim do ano. Não é só a pandemia. A empresa vive uma crise de imagem desde que o presidente afirmou que só os clientes bonitos e magros interessam.
• A rede Domino’s Pizza, dona de 300 lojas no país, lançou aplicativo exclusivo para uma categoria profissional que ganhou espaço nos últimos anos: os entregadores de delivery. Segundo a empresa, a ideia é oferecer treinamentos virtuais e gratuitos – e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço.