A adoção em definitivo do home office poderá impulsionar os comércios locais. “Ao ficar mais tempo em casa, a tendência é que a pessoa faça a maior parte de suas compras nos arredores da residência”, diz Eduardo Tancinsky, consultor especializado no varejo.
"Se o trabalho remoto for de fato adotado em larga escala, haverá um grande deslocamento no eixo de consumo.”
O fenômeno tem sido perceptível durante a pandemia. Recente pesquisa realizada pela empresa de cartões American Express constatou que 91% dos brasileiros fizeram mais compras perto de casa nos últimos meses.
Os pequenos comércios, portanto, terão grande relevância no novo cenário e serão vitais para o reaquecimento da economia. Não é certo, porém, que jornada a distância perdure. Outro estudo, desta vez elaborado pela consultoria de recrutamento Robert Half com 350 executivos, descobriu que 89% deles pretendem voltar ao escritório. O futuro, ao que parece, continua incerto.
"Se o trabalho remoto for de fato adotado em larga escala, haverá um grande deslocamento no eixo de consumo.”
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Indústria perde relevância no Brasil, mas emprega e paga impostosBelo Horizonte e Brasília lideram na disponibilidade da tecnologia 4GFiat lança serviço de aluguel de carros no BrasilAberturas de capital quebram recordes em 2020, ano de retomada das IPOsOs pequenos comércios, portanto, terão grande relevância no novo cenário e serão vitais para o reaquecimento da economia. Não é certo, porém, que jornada a distância perdure. Outro estudo, desta vez elaborado pela consultoria de recrutamento Robert Half com 350 executivos, descobriu que 89% deles pretendem voltar ao escritório. O futuro, ao que parece, continua incerto.
Disney encanta Pernambucanas
O espaço Disney inaugurado no início de dezembro pela rede Pernambucandas (foto) em uma loja de São Paulo já traz resultados para a empresa: ele não só aumentou o fluxo de visitantes da unidade como aumentou em 30% o ticket médio dos produtos vendidos pela varejista. A área Disney tem 300 metros quadrados e reúne itens de vestuário, livros e eletrônicos das franquias Disney Princesas, Marvel e Star Wars. Em 2020, a Pernambucanas inaugurou 38 unidades no país, com investimentos de R$ 150 milhões.
A piada que virou febre de consumo
O que era para ser apenas uma piada virou uma grande febre de consumo. No dia 1º de abril de 2019, a rede alemã de supermercados Lidl (foto) publicou um anúncio oferecendo tênis de cores chamativas. O produto não era fabricado em escala industrial – tratava-se apenas de uma brincadeira do Dia da Mentira. Os clientes, porém, gostaram do calçado e resolveram encomendar o tal tênis. Resultado: pares começaram a ser fabricados a toque de caixa, e as vendas dispararam. Agora, o Lidl é um sucesso mundial.
Comércio eletrônico em alta
As vendas do e-commerce brasileiro continuarão em alta em 2021. Segundo projeções da Ebit/Nielsen, os negócios deverão movimentar R$ 110 bilhões, avanço de 26% sobre o ano anterior. A mesma pesquisa mostrou que 95% dos consumidores que fizeram compras on-line serão fiéis à modalidade. “Muitas pessoas incorporaram o comércio eletrônico em 2020 por causa da pandemia e do confinamento e observamos que elas realmente vieram para ficar”, diz Júlia Avila, líder da Ebit/Nielsen.
Rapidinhas
A Qualicorp, maior administradora de planos de saúde coletivos do país, entrou no ramo do entretenimento. A empresa lançou a Qualiplay, rádio on-line voltada para o corretor de seguros. Com estúdio no Rio de Janeiro, a rádio nasceu de parceria entre a Qualicorp e a Dial Brasil, do empresário Luiz Calainho, e é acessada via aplicativo.
As viagens rápidas e de curta distância estão em alta no país. Segundo a plataforma Alugue Temporada, a locação de imóveis para breves temporadas de férias deverá movimentar R$ 1,2 bilhão em 2020 – um recorde. Para especialistas do setor, o turismo doméstico seguirá em alta enquanto o coronavírus não for contido.
E por falar em turismo: a Infraero calcula que o movimento nos aeroportos para as festas de Natal e Ano-novo será 41% menor na comparação com um ano atrás. O desempenho não é bom, mas esperava-se um resultado pior. O setor aéreo projeta a recuperação plena apenas a partir do segundo semestre de 2021.
As salas de cinema lutam para sobreviver à crise do coronavírus. O aluguel dos espaços para sessões privadas, ideia nascida nos Estados Unidos, também passa a ser uma saída para o mercado brasileiro. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as salas da rede Reserva Cultural podem ser alugadas para pequenos grupos a partir de R$ 350.
“As pessoas não sabem o que é filantropia, que doar faz bem. O tema não pode ser apenas uma vontade, mas uma obrigação”
Elie Horn, fundador e presidente do Conselho de Administração da Construtora Cyrela, que se comprometeu a doar 60% de sua fortuna
US$ 255 milhões
foi quanto a Creditas, fintech de crédito com garantia de veículos e imóveis, captou em uma nova rodada de investimentos. Com isso, a empresa passa a ser avaliada em US$ 1,7 bilhão – é o novo unicórnio brasileiro, como são chamadas as empresas que valem mais de US$ 1 bilhão