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Estado de Minas MERCADO S/A

GM é pentacampeã com o Onix sendo o carro mais vendido no país

De acordo com a Fenabrave, entidade do setor de distribuição de veículos, a GM respondeu em 2020 por 17,35% das vendas totais de automóveis e comerciais leves


08/01/2021 04:00 - atualizado 08/01/2021 07:44

 Carro líder de vendas no Brasil garante à montadora a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves(foto: Chevrolet/Divulgação 23/9/20)
Carro líder de vendas no Brasil garante à montadora a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves (foto: Chevrolet/Divulgação 23/9/20)
Pela quinta vez consecutiva, a GM encerrou o ano como a campeã de vendas no Brasil. E, novamente, o resultado se deve ao desempenho do Onix, que segue imbatível no mercado nacional.

De acordo com a Fenabrave, entidade do setor de distribuição de veículos, a GM respondeu em 2020 por 17,35% das vendas totais de automóveis e comerciais leves, ligeiramente à frente da Volkswagen (16,80%) e da Fiat (16,50%). Com 135.351 unidades emplacadas, o Onix liderou o ranking com folga, seguido pelo Hyundai HB20 (86.548 carros) e pela versão sedã do próprio Onix (chamada Onix Plus), com 83.392 exemplares.

A indústria automotiva espera novos ares em 2021. Após fechar 2020 com o pior resultado em 14 anos, as empresas projetam boa expansão até dezembro. Para a Fenabrave, os emplacamentos deverão crescer 15,7%, mas algumas consultorias estimam que avanço ficará entre 25% e 28%. Isso, claro, se a economia tirar o pé do freio.

Corrupção no mundo das startups

Uma grave denúncia no mundo das empresas iniciantes. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entidade que se propõe ao fomento de novos negócios, adulterou o valor de notas fiscais de serviços prestados na organização de um evento. O valor inicial das notas, de R$ 250 mil, foi alterado para R$ 550 mil. Ou seja: a ideia era aumentar o montante a ser reembolsado. A denúncia foi feita pelo site Suno Notícias.

Vai ficar mais difícil espalhar fake news

O bloqueio imposto pelo Facebook, Twitter e Instagram às contas de Donald Trump reduziu drasticamente a capacidade de comunicação do presidente. De certa forma, ele perdeu a voz e o poder de influenciar seus seguidores. A iniciativa mostra que as redes sociais estão mais atentas a publicações de ódio ou que contenham notícias falsas. Por mais que os extremistas reclamem, a verdade é que daqui por diante não será tão fácil espalhar barbaridades na internet.

O primeiro unicórnio de 2021

A startup curitibana MadeiraMadeira, do ramo imobiliário, tornou-se o primeiro unicórnio – como são chamadas as empresas iniciantes avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão – brasileiro de 2021. A companhia alcançou a marca após receber um aporte de US$ 190 milhões. A rodada de investimentos foi liderada pelo grupo japonês Softbank, que havia investido US$ 20 milhões na startup em 2019, e pela gestora de fundos de ações Dynamo. Com isso, a MadeiraMadeira passa a ser o 14º unicórnio do país.

US$ 185 bilhões

é a fortuna de Elon Musk, fundador da Tesla. Com a alta das ações da empresa, ele se tornou o homem mais rico do mundo

RAPIDINHAS


  • Um estudo feito pela consultoria Digital Turbine constatou que os brasileiros compram mais celulares, baixam mais aplicativos e gastam mais tempo no smartphone do que americanos. O interessante é que os apps que lideram a preferência nacional são ligados a finanças pessoais. Não à toa, o número de investidores na bolsa não para de crescer.

  • As novas restrições de circulação e o fechamento do comércio deverão impulsionar as vendas dos supermercados no primeiro trimestre, exatamente como ocorreu no início da pandemia do coronavírus. O setor passou ileso pela crise. Em 2020, o faturamento real das redes de supermercados cresceu 12% em relação ao ano anterior.

  • O Brasil se tornou em 2020 o principal destino das exportações chilenas de vinho envasado. Segundo dados apresentados pela agência de fomento ProChile, os negócios aceleraram 19% entre janeiro e outubro de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. O valor movimentado no período totalizou recordistas US$ 148 milhões.

  • O mercado de luxo teve forte recuperação no final de ano. A Tiffany, uma das grifes mais desejados do mundo, revelou que as vendas globais cresceram 2% entre primeiro de novembro e 31 de dezembro de 2020 diante de idêntico período do ano anterior. O melhor resultado veio da China, com alta notável de 50%.

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