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MERCADO S/A

As lições da Petrobras para os novos investidores na bolsa de valores

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Os investidores novatos – e eles são muitos na bolsa brasileira, já que o número de entrantes não para de crescer – aprenderam uma dura lição no episódio Petrobras.



Para se dar bem no mercado acionário, é preciso ter serenidade. Em outras palavras: não adianta entrar em desespero quando uma empresa parece estar no fundo no poço, nem ficar otimista demais quando ela alcança o topo do mundo.

No primeiro dia de negociações na bolsa (foto) após a desastrada interferência do presidente Jair Bolsonaro na petrolífera, os papéis da companhia desabaram 20%, levando a perdas de R$ 102 bilhões em valor de mercado.

Ontem, passado o susto, houve uma boa recuperação, com alta de 12% da cotação. Por mais que a turma de Brasília tente usar a Petrobras para seus interesses políticos, algo absolutamente indefensável, a empresa de alguma maneira sempre resiste – o mundo, afinal, continua usando combustíveis para se locomover.





A fila do IPOs não para de crescer

A onda de aberturas de capital não para. A nova postulante é a empresa goiana São Salvador, uma das mais tradicionais produtoras de frango do país. Dona da marca Super Frango, de forte presença no Centro-Oeste, a companhia pretende usar os recursos para expandir a fábrica de Nova Veneza, em Goiás. Atualmente, 31 empresas estão na fila dos IPOs (oferta pública inicial, na sigla em inglês), um recorde na história da bolsa brasileira, e 12 delas já estrearam no mercado em 2021.

Marinha autoriza navios maiores no Porto de Santos

O Porto de Santos, o maior do país, foi autorizado pela Marinha brasileira a receber navios de até 366 metros de comprimento. Parece algo à toa, mas não é. Nenhum outro porto da costa leste da América do Sul está homologado para esse tipo de embarcação, o que consolida o local como um hub do continente. Além disso, a homologação permitirá o aumento gradual de sua capacidade, de 4,4 milhões de toneladas para 7,9 milhões. O Porto de Santos responde por 30% do comércio nacional.

Delivery cresce 267% no carnaval

As restrições de circulação no carnaval não foram suficientes para coibir festas clandestinas, mas impulsionaram os serviços de delivery – muita gente ficou em casa no período. Segundo estudo feito pela empresa de tecnologia Link em parceria com a startup Neemo, as entregas de alimentos em domicílio cresceram 276% em relação ao mesmo período do ano passado. A pandemia não apenas obrigou as pessoas a se tornar mais digitais, como fez do delivery um serviço indispensável no dia a dia.




82%

Das grandes empresas do país pretendem investir neste ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Isso é ótimo: os aportes do setor privado aceleram a retomada e estimulam a criação de empregos

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