Jornal Estado de Minas

Mercado S/A

A economia precisa se descolar da política para confirmar recuperação

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

O Brasil vive duas situações opostas. De um lado, o desânimo com a política e suas crises sem fim. De outro, o otimismo com a retomada econômica, sentimento presente em boa parte do empresariado.



O que vai prevalecer? É impossível ignorar a política, especialmente diante de tantas turbulências. Seria recomendável, porém, que o país fosse capaz de não se deixar contaminar pela temperatura elevada de Brasília.

A economia tem bons motivos para confiar em uma forte recuperação a partir do segundo semestre. No turismo, as agências começam a receber pedidos de pacotes e as companhias aéreas já comemoram o aumento expressivo da demanda.

No varejo, a reabertura de lojas e o consumo reprimido associados a alguma recuperação do emprego deverão gerar um volume expressivo de negócios. No setor imobiliário, espera-se que as vendas, que já são boas, se tornem ótimas até o final do ano. A indústria também deixou o pessimismo para trás. Se a política não atrapalhar, a economia deslancha.





Na Amazon, nervos à flor da pele

Os funcionários da Amazon parecem viver à beira de um ataque de nervos. Com a imposição de metas ambiciosas de produtividade e regras rígidas de trabalho, os níveis de estresse estão nas alturas. Para tentar aliviar a tensão, a empresa lançou uma cabine, chamada AmaZen, para o colaborador se trancar e relaxar durante o expediente. Por enquanto, a ideia não deu muito certo. Segundo a imprensa americana, o lugar ganhou apelidos como   “caixão zen” e “quarto do desespero”

CNI lança consultoria gratuita para exportadores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança no dia 29 um programa de consultoria gratuita sobre comércio exterior. Segundo a entidade, a ideia é auxiliar as micros, pequenas e médias empresas a exportar com mais facilidade. Os atendimentos serão realizados por e-mail, telefone, whatsapp e formulário online disponível no site do Indústria Global, programa realizado em parceria com o Sebrae. Entre os temas de apoio estão tributação internacional, logística e formas de pagamento.

5%

É quanto deverá subir a conta de luz em julho, segundo projeção da Fundação Getulio Vargas. A energia cara prejudica empresas e consumidores


Na Lego, brinquedos feitos com garrafas pet

A dinamarquesa Lego, maior fabricante de brinquedos do mundo, quer se tornar referência em sustentabilidade. A empresa criou um protótipo de seus famosos blocos de montar feitos com garrafas Pet recicladas. Não foi tarefa simples: o projeto consumiu três anos de estudos e envolveu cientistas e engenheiros de materiais que testaram 250 variações de materiais e centenas de outras formulações de plástico. Estima-se que os brinquedos de Pet reciclado estarão no mercado em até dois anos.

Rapidinhas


audima