A Magazine Luiza caiu 31%. O que explica o movimento? Segundo analistas, as empresas têm apresentado bons resultados financeiros, mas o mercado precificou a baixa expectativa para os próximos meses em um cenário de inflação alta que provavelmente derrubará o consumo – na verdade, já está derrubando. A esperança é que os eventos de fim de ano, como Black Friday e Natal, tragam mais dinamismo para o setor.
Outro problema é 2022: projeções mostram que o ano que vem será o do Pibinho, e isso obviamente afeta a capacidade de consumo das famílias. Como se vê, os brasileiros não terão muito sossego nos próximos meses. Investir no país é, acima de tudo, um teste de resistência.
Black Friday pode trazer boas perspectivas de consumo
Programa banca custos para quem pretende estudar nos Estados Unidos
Mexicana Kavak quer comprar 100 mil carros no Brasil
RAPIDINHAS
-
O conglomerado alemão Thyssenkrupp apresentará uma inovação na Exposibram 2021, maior feira de mineração da América Latina, que será realizada de 5 a 7 de outubro: óculos inteligentes para atendimento remoto a operações de mineração. O produto permite a realização à distância de serviços de inspeção, assistência técnica e manutenção.
-
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sosa, empresa israelense de inovação aberta, juntaram-se à indústria de celulose Suzano para identificar oportunidades na área de internet das coisas (IoT). O objetivo é aprimorar o IoT Industrial da empresa e fomentar a sua “inovabilidade”, conceito que une inovação e sustentabilidade.
-
A corretora Ativa registrou um aumento de 151,3% em aplicações de títulos de crédito privado no primeiro semestre de 2021 em relação ao período anterior. Nos últimos seis meses, foram investidos R$ 625 milhões em ativos como debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).
- O mercado de carros elétricos acelera no Brasil. No primeiro semestre, foram emplacados 13.899 veículos eletrificados no país, o que representa um avanço de 83% diante do mesmo período do ano passado. Se a base comparativa for 2019, o salto foi de 490%. Os dados são da associação ABVE.
420 mil
''Se você opera em um ambiente inseguro, ou a empresa não investe ou investe com uma margem pequena para compensar o risco''
Bernard Appy, economista, diretor do Centro de Cidadania Fiscal e contumaz defensor da simplificação tributária