Investimentos estrangeiros dobraram em 2021
XP contrata mil profissionais de tecnologia
A indústria brasileira perdeu espaço no mundo nos últimos 10 anos em contraste com a estabilidade dos 10 anos precedentes. O mau desempenho da produtividade pode explicar a tendência
Alexandre Schwartsman, economista
Com inflação alta, consumo deverá empacar
69 dólares
RAPIDINHAS
- O Aeroporto Internacional de São Paulo (foto), em Guarulhos, o mais movimentado do país, recebeu 24,1 milhões de passageiros em 2021, o que representa aumento de 36,4% na comparação com 2020. O número, porém, é 23,6% menor que o volume de 2019. Conclusão: a situação melhorou um pouco, mas não muito. Resta saber como será 2022.
- Não está fácil conseguir crédito no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 80% dos consumidores tiveram empréstimos negados nos últimos dois anos. O levantamento também mostra que a principal causa da recusa é ter restrições no nome, conforme apontado por 51% dos pesquisados.
- O surto da variante Ômicron aumentou drasticamente os afastamentos do trabalho. Dono de uma rede de postos de combustíveis no estado de São Paulo, o empresário João Paulo Albuquerque diz que 25% de seu quadro está de licença médica. “Estou reduzindo os horários de atendimento dos postos por absoluta falta de equipe”, diz.
- O tenista sérvio Novak Djokovic, ou “Djocovid” para os maldosos, parece não acreditar mesmo em vacinas. Descobriu-se agora que ele é dono, desde junho de 2020, de 80% da empresa dinamarquesa de biotecnologia QuantBioRes, que desenvolve potenciais tratamentos contra a COVID-19 que não envolvam, veja só, a vacina.