Pouca gente levou a sério a promessa do governo de privatizar a Petrobras. Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que dará prioridade total à iniciativa. Guedes disse que encaminhará “imediatamente” a solicitação feita pelo novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para que sejam iniciados os estudos formais para a desestatização da empresa.
Baptista Chagas: Guedes abre guerra com privatização da Petrobras
Apesar do aceno, é pouco provável que haverá tempo suficiente para concluir o projeto antes da rumorosa eleição de outubro, ainda mais em se tratando de um tema sensível como esse. O próprio Guedes percebeu que a ideia dividirá humores e provocará grande resistência em alguns setores da sociedade.
Durante a entrega do pedido para privatizar a petrolífera, o ministro trocou desaforos com um sindicalista. Até no mercado financeiro, que vibra com a possibilidade de desestatização, a proposta foi tratada como mais uma bravata do governo.
Baptista Chagas: Guedes abre guerra com privatização da Petrobras
Leia Mais
Gol e Avianca unem forças e criam maior grupo aéreo da América LatinaNovas fábricas deverão eliminar falta de semicondutoresAtivos de risco punem investidores em 2022Empresas que abriram capital se decepcionam com preço das açõesFrio intenso preocupa agronegócio brasileiro e pode elevar preçosMcDonald's e Renault desistem de suas operações na Rússia após guerraDurante a entrega do pedido para privatizar a petrolífera, o ministro trocou desaforos com um sindicalista. Até no mercado financeiro, que vibra com a possibilidade de desestatização, a proposta foi tratada como mais uma bravata do governo.
US$ 2,4 trilhões
é o valor de mercado da companhia
de petróleo e gás da Arábia Saudita Saudi Aramco, que superou a Apple como
empresa mais valiosa do mundo
A fome de compras da 3R Petroleum
Embora seja uma das mais jovens petroleiras brasileiras – nasceu em 2014 –, a 3R Petroleum faz barulho no setor. Desde que abriu o capital, em 2020, comprou 60 campos, a maioria pertencentes à Petrobras. Em 2021, sua receita líquida foi de R$ 727,8 milhões, valor quase quatro vezes superior ao de 2020. Agora, a empresa se prepara para assumir seu primeiro ativo fora do setor de exploração e produção de petróleo e gás. Trata-se da refinaria potiguar Clara Camarão (RN), comprada da Petrobras.
Com alta em março, setor de serviços
supera com folga nível pré-pandemia
O setor de serviços recuperou o fôlego. De acordo com dados apurados pelo IBGE, o segmento cresceu 1,7% na passagem de fevereiro para março, acumulando ganhos de 2,1% nos últimos dois meses. A boa notícia: o resultado ficou 7,2% acima do patamar pré-pandemia, a melhor base comparativa para dimensionar a recuperação da atividade. Vieram fortes os números do transporte rodoviário de cargas, especialmente o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegócio, e do transporte aéreo de passageiros.
"Em comparação com o ano passado, a quantidade de novos investimentos que faremos será metade ou pode ser tão pequena quanto um quarto”
Masayoshi Son, fundador e CEO do conglomerado japonês Softbank, avisando que reduzirá drasticamente os aportes em startups. No Brasil, o Softbank investe em empresas como Rappi, Mercado Bitcon, Creditas e Gympass, entre outras
Renner define novas – e ambiciosas – metas climáticas
A Lojas Renner definiu metas climáticas ambiciosas. A empresa se comprometeu em reduzir as emissões absolutas de gases do efeito estufa de escopo 1 (emissões diretas da companhia) e 2 (emissões indiretas através do consumo de energia elétrica) em 46,2% até 2030, tomando como base comparativa o ano de 2019. O interessante é que as metas foram aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), iniciativa mundial que propõe métricas matemáticas para calcular a redução de emissões.
RAPIDINHAS
» As vendas do e-commerce para o Dia das Mães ratificaram o crescimento do marketing de afiliados (publicidade on-line veiculada por terceiros que produzem conteúdo) como uma estratégia rentável para marcas que buscam ampliar a conversão, especialmente em datas comemorativas.
» Números da Rakuten Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, indicam que as vendas on-line na semana que antecede o Dia das Mães cresceram de forma expressiva nos últimos anos. De 2019 a 2022, o faturamento gerado aos anunciantes por meio da rede de afiliados da companhia japonesa subiu 131,5% na data especial.
» A inteligência artificial começou a ser usada para avaliar o desempenho de jogadores de futebol. Os algoritmos analisam dados de uma partida (passe, movimentação, chute, cabeceio, marcação, velocidade – tudo mesmo) para definir quais atletas se encaixam melhor em determinados jogos ou os que podem ser comprados. A tendência está chegando ao Brasil.
» Uma nova onda tem chamado a atenção dos enófilos: os vinhos sustentáveis. A Chandon colocou no mercado o primeiro espumante nacional com certificação sustentável. Antes, uma vinícola do Sul do país, a Ravanello, obteve o mesmo selo para um vinho tinto. Para se enquadrar na categoria, a bebida deve cumprir critérios de produção.