No Brasil, contudo, entusiasmos desse tipo costumam durar pouco. Um levantamento realizado pela consultoria Economatica mostrou que, das 73 aberturas de capital, 57 resultaram em ações desvalorizadas desde a estreia na Bolsa.
Ou seja, a maioria das novas empresas listadas viu seu valor de mercado encolher. O pior desempenho foi da loja de móveis e decoração Mobly – seus papéis caíram 86% desde o IPO (de fevereiro de 2021 até maio de 2022). O que explica o movimento? O cenário de juros altos e a economia emperrada frearam o ímpeto dos investidores.
Não à toa, desde janeiro 22 empresas desistiram de fazer o IPO e agora há o risco real de a Bolsa de Valores de São Paulo encerrar 2022 sem novas aberturas de capital.
Estudo diz que aumento da tributação de bebidas adoçadas afetaria o PIB
Para mim, o Brasil tem tudo que precisa, a não ser um governo estável
Eric Schmidt, ex-presidente do Google, no painel de encerramento da quarta edição do Brazil at Silicon Valley, em Mountain View, na Califórnia
CVC aposta na digitalização das lojas
Com guerra, Google vai à falência na Rússia
RAPIDINHAS
- Inflação, juros e inadimplência do consumidor nas alturas formam um combo desalentador para a economia brasileira – e que pode piorar sem correção de rota. O alerta é de pesquisa exclusiva feita pela Corporate Consulting, especializada em “turnaround” e reestruturação de empresas, com 230 companhias que faturam entre R$ 60 milhões e R$ 400 milhões.
- Para 52% dos pesquisados, o faturamento caiu à metade em relação a 2019, enquanto o endividamento aumentou 37%. “Margens insuficientes para manter a atividade, passivos que comprometem o capital de giro e estoques em queda são preocupações apontadas pelos empresários”, diz Luis Alberto de Paiva, sócio e CEO da Corporate Consulting.
- A Netflix demitiu 150 funcionários nos Estados Unidos – 2% do quadro de funcionários – após perder 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022. A empresa lançou recentemente um plano de cortes de custos e está em busca de novas fontes de receitas. Neste caso, uma das ideias é incluir atrações ao vivo em seu cardápio.
- As empresas de streaming deixaram de considerar a publicidade nas plataformas um tabu. Hulu, Warner Bros, HBO Max, Paramount+, entre outras, já oferecem assinaturas com preços mais baixos e que incluem anúncios na programação. Netflix e Disney deverão aderir ao novo formato até o fim do ano.