No fundo, o que a proposta prega, de maneira envergonhada, é o controle dos preços praticados pela Petrobras.
Para um governo que prometia dar um choque liberal no país, não deixa de ser irônico uma iniciativa que se aproxima dos ideários petistas.
O mercado financeiro não gostou da nova investida do presidente Bolsonaro contra a petrolífera. Em relatórios distribuídos a clientes, os bancos americanos Citi e Goldman Sachs afirmaram que a mudança na empresa aumenta a “percepção de risco”.
Por sua vez, o suíço Credit Suisse demonstrou preocupação com a “interferência política”. Para a brasileira XP, a troca no comando “não é saudável”.
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O presidente escolhe o ministro. O ministro escolhe o presidente da Petrobras, e o conselho confirma. O conselho escolhe o CEO e a diretoria. E eles definem a política de preço
Paulo Guedes, ministro da Economia, ao ser questionado, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sobre a troca de comando na Petrobras
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US$ 300 bilhões
RAPIDINHAS
- A Uber vai aceitar, a partir de junho, o pagamento via Pix em todo o Brasil. A modalidade começou a ser oferecida no final de 2021, mas em apenas algumas regiões do país. Outra novidade será a exigência, antes da confirmação da corrida, de selfies dos passageiros que pagarem em dinheiro. O retrato será pedido para a segurança dos motoristas.
- Os investidores da Vale estão felizes da vida. No primeiro trimestre de 2022, a empresa foi a nona maior pagadora de dividendos do mundo, consolidando-se como a única representante de mercados emergentes entre as 10 primeiras (no ano passado, ocupou o oitavo lugar.). A lista é liderada por outra mineradora, a anglo-australiana BHP.
- A Ânima Educação, grupo que reúne 18 instituições de ensino do país, lançou um fundo de corporate venture capital, o Ânima Ventures, que investirá R$ 150 milhões em startups nos próximos 10 anos. Segundo a empresa, o plano é apoiar ao menos 15 novos negócios, sendo pelo menos três deles ainda em 2022.
- A Nuvemshop, plataforma de e-commerce para pequenos e médios varejistas, vai investir R$ 30 milhões em uma nova unidade de negócios no Brasil. Trata-se da Nuvemshop Next, focada em empresas que faturam entre R$ 100 mil e R$ 10 milhões anuais no comércio eletrônico. O Brasil possui 300 mil sites com esse perfil.