Detalhe: a lei não determinou qual seria a fonte de custeio para o aumento. Atualmente, 87% dos pacientes renais são atendidos por clínicas conveniadas ao SUS. A defasagem entre o preço pago pelo governo para cada sessão de hemodiálise estava em R$ 70 antes da definição do piso.
Com a sanção da lei, a próxima folha de pagamento das clínicas será, em média, 25% maior. Segundo a ABCDT, 40 clínicas fecharam as portas em decorrência da crise de subfinanciamento do tratamento de diálise. Agora, a situação piorou: 50% das clínicas indicaram que não receberão novos pacientes até que o STF decida sobre a ADI.
China supera Estados Unidos em produção científica
A política é a arte de fazer com que seus desejos egoístas pareçam o interesse naciona
Thomas Sowell, economista americano
Número de brasileiros no exterior dispara em 2022
De novo, ministro anuncia fábrica de semicondutores no Brasil
25
RAPIDINHAS
- O Bitz, conta digital do Bradesco, fechou inédita parceria com a Gerando Falcões: a cada conta bancária aberta, a ONG receberá uma comissão. Com a iniciativa, espera-se ampliar a inclusão financeira dos brasileiros que vivem em favelas. “Será a primeira conta de muita gente”, diz Curt Zimmermann, presidente do Bitz.
- O Grupo Águia Branca, com negócios nas área de logística e transporte rodoviário e faturamento anual em torno de R$ 10 bilhões, comprou 70% da tradicional operadora de turismo Agaxtur. Fundada há 50 anos, a Agaxtur tem forte atuação na área de cruzeiros marítimos. O valor da transação não foi revelado.
- Apesar dos avanços no mercado de trabalho, as mulheres ainda são negligenciadas nos conselhos de administração. De acordo com o Women Corporate Directors Foundation (WCD), no Brasil o número de executivas nesses postos cresceu apenas 7% desde o ano passado. Leila Loria, co-presidente da WCD, diz que o dado é alarmante.
- Embora os níveis de desemprego continuem elevados no país, alguns setores têm dificuldade para preencher as vagas disponíveis. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o déficit de mão de obra qualificada no segmento é de 20 mil pessoas. Profissionais de bom currículo nem sempre acham essa área sedutora.