No varejo de moda, as lojas físicas estão igualmente em alta: a Renner, uma das líderes do setor no país, abriu 18 unidades no primeiro semestre e deverá encerrar o ano com ao menos 40 novos endereços. “Na pandemia, acreditava-se que o comércio eletrônico seria o modelo vitorioso, mas a realidade mostrou que combinação entre o ambiente físico e o digital deverá prevalecer”, afirma o consultor Eduardo Tancinsky.
Ele lembra que as crises também explicam a tendência. Em períodos de turbulência econômica, as empresas conseguem preços mais vantajosos na locação de imóveis.
Prejuízo do SoftBank ameaça investimentos no Brasil
Bons resultados das empresas e inflação menor impulsionam Ibovespa
É a primeira vez na história do Brasil que existe o risco de não haver debate presidencial com os principais candidatos. Isso é inadmissível dentro da nossa estratégia democrática
Eduardo Mufarej, empresário, investidor e fundador do movimento RenovaBR
Apesar das fintechs, lucro dos grandes bancos cresce
US$ 1,3 trilhão
RAPIDINHAS
- A Embratur comemora os bons resultados do turismo em 2022. A expectativa é que o Brasil receba até o final do ano 4,2 milhões de visitantes estrangeiros, número 20% superior ao observado em 2021. Ainda assim, o resultado está distante do recorde de 2019, quando 6,3 milhões de turistas do exterior pisaram em solo brasileiro.
- O TikTok caminha para ser, em 2022, o aplicativo mais baixado no mundo pelo terceiro ano consecutivo. Atualmente, a plataforma conta com um bilhão de usuários ativos todos os meses, mas a empresa diz que o número deverá subir para 1,8 bilhão até o final do ano. O TikTok foi criado pela empresa chinesa ByteDance em 2016.
- A pirataria avança livremente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), as empresas perderam no ano passado R$ 300 bilhões com o mercado ilegal, um acréscimo de 12% sobre 2021. Os setores que mais perdem com a competição desleal são os de combustíveis, bebidas, cigarros e autopeças.
- O uso da inteligência artificial é um caminho sem volta nas fábricas, no comércio e em qualquer ramo de negócios. Um estudo realizado pela consultoria de tecnologia IDC estimou que as empresas brasileiras deverão investir US$ 504 milhões em IA em 2022, o que representará um crescimento de 28% em relação a 2021.