É surpreendente a capacidade do pleito de outubro para movimentar as redes sociais. De janeiro a julho, o Twitter identificou 44 milhões de menções à eleição brasileira. Lembre-se de que o tema ganhou maior temperatura apenas a partir de agosto, com o início oficial das campanhas e as entrevistas dos candidatos. Ou seja, os tweets sobre as disputas tendem a aumentar consideravelmente. As plataformas sociais têm peso relevante na eleição. Uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Data Senado descobriu que 45% dos 2,4 mil entrevistados decidiram o voto a partir das informações coletadas nas plataformas. Daí a responsabilidade que elas têm para evitar que notícias falsas circulem livremente. As empresas garantem que se esforçam para coibir a disseminação das odiosas fake news, mas a verdade é que as redes continuam a espalhar mentiras e destruir reputações. Que o Brasil fique de olhos bem abertos.
Metaverso de Zuckerberg não emplacou
Há alguns dias, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, apresentou novos gráficos de seu projeto de realidade virtual, mas o que era para ser uma revolução tecnológica virou piada mundial – os desenhos parecem memes. O episódio reforça os tombos que o metaverso, o mundo digital para onde todos nós iríamos algum dia, tem levado. Empresas estão retirando investimentos, projetos foram cancelados. A febre dos terrenos também passou: os imóveis no ambiente virtual perderam metade de seu valor em 2022.
Volks lança serviço de aluguel de caminhões
A Volkswagen lançou um programa de assinatura de caminhões inédito no mercado brasileiro. Por valores mensais que variam de R$ 3.679 a R$ 15.999, os clientes do VW Truck Rental têm direito a usar o veículo em contratos de 36 a 60 meses, sem pagar adicionais por documentação, manutenção e seguro, e com franquias de rodagem de 1,5 mil a 10 mil quilômetros por mês. No total, são seis modelos de caminhões disponíveis no programa. Segundo a empresa, o serviço será oferecido em 150 lojas da rede autorizada.
Itaú renova patrocínio do futebol
O Itaú Unibanco renovou a parceria com Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2026. Com isso, o banco continuará como patrocinador das seleções masculina e feminina e das categorias de base do futebol do país. Desta vez, o acordo traz uma novidade: a instituição também patrocinará o e-Brasileirão, campeonato de futebol virtual da CBF, e a e-Seleção, equipe de e-Sports oficial do Brasil. A iniciativa está em sintonia com o avanço irrefreável dos jogos eletrônicos.
63%
dos carros vendidos no Brasil têm câmbio automático – é a maior participação da história. Questões como segurança, conforto e queda de preço têm levado os motoristas a escolher esses modelos
RAPIDINHAS
- A marca de luxo Alexandre Birman, que pertence ao grupo Arezzo & Co, tem aproveitado o bom momento do setor. No segundo trimestre, suas receitas cresceram 117% em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. No mundo, o luxo vai bem: estima-se que as vendas do segmento deverão avançar ao menos 15% nos próximos três anos.
- A francesa Alstom lançou, na Alemanha, a primeira frota mundial de trens de passageiros movidos a hidrogênio. Eles têm um alcance de até mil quilômetros e uma velocidade máxima de 140 quilômetros por hora. Ao usar hidrogênio produzido com energia renovável, os trens economizarão 1,6 milhão de litros de diesel por ano.
- O inverno das criptomoedas parece longe de chegar ao fim. De acordo com especialistas do ramo, setembro representa um desafio adicional: o preço da moeda caiu no mês em todos os últimos cinco anos. E não foi pouca coisa: os tombos sempre ficaram em torno de 10%. Em 2022, o bitcoin já perdeu 50% do seu valor.
- O Bradesco comprou a mexicana Ictineo, especializada no público de baixa renda e uma das maiores fintechs do país. Fundada em 2010, a Ictineo tem uma carteira formada por 3 milhões clientes, mas a ideia é multiplicar esse número por quatro em no máximo cinco anos. O valor da aquisição não foi revelado.