O humor do mercado financeiro piorou com a indefinição sobre o futuro ministro da Fazenda do governo Lula. Um importante gestor lamenta a possibilidade de um nome político assumir a pasta. “Lula começará muito mal o governo se der o comando da Economia para um petista de carteirinha”, diz o profissional que comanda um fundo de investimentos de ótimo desempenho em 2022.
Leia Mais
Qual será o papel do BNDES no governo Lula?Acabou a era dos dividendos generosos da Petrobras?Aumento da produção de gás natural deve esbarrar em falta de infraestruturaMeirelles representaria, na visão desse gestor, a certeza que a gestão econômica seria pautada por critérios técnicos:“Lula precisa dizer logo que caminho seu governo vai tomar sob o risco de perder de vez a confiança do mercado.” Ontem, o Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, caiu 2,4%, na contramão das bolsas americanas.
Início de governo é oportunidade para eforma tributária
A proposta do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, de destravar a reforma tributária nos seis primeiros meses do governo Lula tem razão de ser. No início do mandato, o novo presidente provavelmente terá o Congresso ao seu lado e não estará tão exposto às pressões dos diferentes setores da sociedade atingidos pelas mudanças – é o que se chama de “janela de oportunidade.” Alckmin gosta em especial da proposta do ex-deputado Luiz Carlos Hauly que deu origem à PEC 110, em tramitação no Senado.
CBF quer despolitizar camisa amarela da Seleção
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quer despolitizar a camisa amarela da Seleção, que virou marca registrada dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Para isso, a entidade lançou uma campanha publicitária em que convoca os torcedores a deixar as desavenças políticas de lado e usar com orgulho o modelo tradicional. Segundo a Nike, a histórica proporção de vendas – 65% da camisa amarela e 35% da azul – vem se mantendo em 2022. A Copa do Catar começa em 20 de novembro.
Locadoras aceleram compras de carros das montadoras
As locadoras de carros têm papel cada vez mais vital para a indústria automotiva brasileira. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), elas foram responsáveis pela compra de 33% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país no terceiro trimestre de 2022. Trata-se da maior participação da história. A Fiat liderou as transações, com cerca de 46 mil veículos negociados, seguida pela Volkswagen (41,6 mil) e Chevrolet (2,1 mil).
RAPIDINHAS
• Um novo estudo realizado pela consultoria IDC calculou o impacto econômico do processo de digitalização das empresas. Segundo a pesquisa, os gastos mundiais com transformação digital deverão chegar a US$ 1,8 trilhão em 2022. Trata-se do maior valor da história, além de representar um acréscimo de 17% em relação ao número de 2021.
• A Rumo Logística, maior concessionária ferroviária do Brasil, iniciou a construção de 700 quilômetros de ferrovias no Mato Grosso. De acordo com a empresa, o projeto deverá ser concluído em 2023 ao custo de R$ 15 bilhões. A ferrovia passará por 16 municípios do estado e terá 22 pontos, 21 viadutos e 2 quilômetros de túneis.
• O fim do horário de verão em Nova York, nos Estados Unidos, mudará a rotina da B3, a bolsa de valores de São Paulo. A partir dessa semana, as transações no mercado à vista e fracionário poderão ser feitas até 17h55 – antes, o limite era 17h. A B3, contudo, não informou até quanto o novo horário será válido.
• Os shoppings deverão abrir nos próximos dias 90 mil postos de trabalho temporários para o esperado aumento da demanda na Black Friday, Copa do Mundo e Natal. No ano passado, os eventos de fim de ano resultaram na criação de 80 mil vagas, conforme dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
"Na área econômica, os grandes desafios do governo são a reforma tributária, a administrativa
e medidas para aumentar a taxa de investimento”
• Candido Bracher, ex-presidente e membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco
17%
dos brasileiros deixaram de comprar carne em 2022, segundo pesquisa da consultoria HelloSafe Brasil. O motivo foi a alta de preços