Faz sentido: muita gente trocou de televisão em outubro, já se preparando para o evento esportivo e aproveitou promoções feitas nos dias que o antecederam.
Os números, de fato, decepcionaram. Segundo dados da Confi Neotrust, empresa de dados com foco no digital, em parceria c om a ClearSale, voltada para prevenção a riscos, as vendas da edição 2022 da Black Friday caíram 28% em relação a 2021.
Trata-se do maior tombo já registrado de um ano para outro, o que traz um sinal amarelo para o Natal. Dadas as incertezas econômicas e a preocupação com o futuro, os brasileiros estão evitando gastar muito. Isso, claro, terá impacto no consumo e ameaça emperrar o crescimento no início de 2023.
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É fundamental se estabelecerem metas e métricas para que a preocupação social se traduza em políticas efetivas, que mobilizem recursos de maneira eficiente e equitativa
Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e diretor do Banco Safra
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1,2%
RAPIDINHAS
- O Bradesco pretende incrementar sua operação nos Estados Unidos. Dois anos depois de comprar o BAC Florida, a instituição brasileira investirá US$ 230 milhões para acelerar os negócios no país. Chamado agora de Bradesco Bank, o banco americano deverá encerrar 2022 com patrimônio líquido de aproximadamente US$ 500 milhões.
- A tecnologia 5G mal emplacou e já existem projetos que buscam ir além. A fabricante finlandesa de eletrônicos Nokia renovou antiga parceria com o Instituto Nacional Francês de Pesquisa e Ciência Digital para o desenvolvimento de futuras redes 6G. Além disso, o acordo prevê estudos no campo da inteligência artificial.
- O Pix não para de avançar no Brasil. A modalidade de pagamento ultrapassou os boletos eletrônicos e foi o segundo meio mais usado para a efetivação de compras durante a Black Friday. Segundo estudo das empresas Neotrust e Infracommerce, o Pix respondeu por 13,7% das transações, atrás apenas do cartão de crédito, com 44,7%.
- O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 3,6 pontos em novembro, para 92,1 pontos – trata-se do pior resultado desde julho de 2020 e a terceira queda consecutiva. De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o recuo se deu em todos os segmentos pesquisados, o que mostra a deterioração generalizada do indicador.