Uma das preocupações do agronegócio em relação ao futuro governo diz respeito à continuidade dos programas de regularização fundiária. A gestão Bolsonaro foi bastante ativa nesse campo. Em sua administração, Bolsonaro concedeu o recorde de 430 títulos de terra, algo que dificilmente se repetirá no governo Lula. Nas últimas semanas, entidades como a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) manifestaram apreensão com o tema. Mas o novo governo também traz oportunidades. O alegado compromisso ambiental de Lula poderá levar à ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. O acordo prevê, em um período de 10 anos, que as tarifas de exportação de alguns produtos da América do Sul à Europa sejam zeradas. Em contrapartida, os europeus eliminariam até 91% das taxas aplicadas ao Mercosul. Para especialistas, seriam beneficiados exportadores de suco de laranja, arroz, etanol e carne bovina, para citar apenas alguns exemplos.
Para Gustavo Franco, cenário político traz preocupação
Fim da linha para o Gol
Submarino investe no varejo físico
US$ 120 bilhões
RAPIDINHAS
- A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, encerrará 2022 sem a realização de um único IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês). Nesta semana, a Urca Real Estate Holdings Company, que atua com investimentos no mercado imobiliário, anunciou que desistiu da operação. O motivo são as condições adversas do mercado.
- As vendas do comércio avançaram 0,4% em outubro em relação a setembro – foi o terceiro crescimento consecutivo, segundo o IBGE. Apesar de positivo, o resultado indica que o varejo perdeu força: no mês anterior, ele havia crescido 1,2%. Em relação a outubro do ano passado, o setor subiu 2,7%. No acumulado do ano, 1%.
- A Eve, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, fechou um acordo com a startup gaúcha FlyBIS para a venda de até 40 veículos elétricos de pouso e decolagem verticais (eVTOLs) – são os chamados “carros voadores.” A Eve vai bem: sua carteira é composta por 2.770 intenções de compra de aeronaves, de 26 clientes e dez países.
- O Spotify, maior plataforma de streaming de áudio do mundo, saiu do ar ontem para inúmeros usuários no Brasil. A maioria deles recebeu a mensagem de “erro na conexão.” Segundo relatos, a instabilidade ocorreu no período da manhã – quando a audiência é maior, já que as pessoas estão no trânsito para ir ao trabalho.