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Bolsa sobe com expectativa de novas regras fiscais

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Não é preciso muita coisa para o mercado financeiro ficar animado. Ontem, o Ibovespa, o principal indicador da bolsa brasileira, começou a subir com força depois de surgir a informação que o governo apresentará um novo arcabouço fiscal ainda em março. “Está saindo um arcabouço justo e que vai olhar pelos dois lados, da receita e da despesa”, disse a ministra do Planejamento, Simone Tebet. “Como responsabilidade social e também sabendo que não há social sem fiscal.” A declaração foi suficiente para disparar o gatilho de alta da Bolsa – o que, no fundo, mostra como há muito espaço para crescimento entre os ativos brasileiros. O Ibovespa fechou o dia com alta de 2,22%, um senhor desempenho perto da tensão que tem marcado a vida dos investidores no início do governo Lula. Mas, afinal, o tal arcabouço sairá mesmo? Tebet e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantem que sim. O Brasil tem pressa – e os investidores também.





Países pobres sofrem com falta de acesso a internet

Nestes tempos de alta tecnologia, o mundo enfrenta agora um novo tipo de discriminação: a digital. Um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT) constatou que as nações pobres respondem por 27% das pessoas sem conexão com internet no planeta, embora abriguem apenas 14% da população global. Ao ano, 720 milhões de indivíduos off-line vivem nos países menos desenvolvidos. Como não poderia deixar de ser, a principal barreira é o preço elevado do acesso à internet.

No Grupo Travelex Confidence, mulheres são maioria nos cargos de comando

A Coluna publicou ontem dados sobre a baixa presença feminina na indústria financeira. Existem honrosas exceções. Na operação brasileira do Grupo Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, as mulheres ocupam 52% dos cargos de comando – incluindo a CEO Ana Tena –, enquanto 59% dos colaboradores se identificam com o gênero feminino. “Mesmo no mercado financeiro, mulheres competentes e comprometidas chegam onde quiserem”, afirma Tatiana Loesch, head de RH da companhia.

Banco Central inicia testes com Real Digital

O Banco Central iniciou nos últimos dias os testes do Real Digital, mas ainda existe muita confusão a respeito do serviço. Em linhas gerais, a nova moeda virtual brasileira será uma espécie de Pix em larga escala, que poderá ser usada para transferências instantâneas – e de valores elevados –, feitas por qualquer pessoa, empresa ou instituição financeira. Ou seja, a comodidade que o Pix proporciona será ampliada. Segundo o  BC, o Real Digital entrará em operação a partir de 2024.





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de carros usados foram vendidos no primeiro bimestre de 2023. O resultado foi ótimo: segundo a Fenauto, associação que reúne os revendedores, o número representa um avanço de 22,2% sobre o mesmo período de 2022

RAPIDINHAS

  • Adidas, Nike e McDonald’s são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil. Pelo menos é isso o que mostra a pesquisa Top Brands, realizada pela empresa de marketing Kids Corp. O estudo também descobriu que 30% dos entrevistados preferem marcas que os fazem felizes, à frente daquelas que divertem (26%) ou que têm qualidade (26%).

  • Até 2025, a japonesa Panasonic vai investir R$ 300 milhões na expansão de sua fábrica de geladeiras e máquinas de lavar roupa em Extrema (MG). O segmento tem trazido frutos. Segundo a empresa, as vendas de refrigeradores e lava-roupas cresceram 9% em 2022 diante de 2021. Espera-se que o ritmo se mantenha em 2023.

  • Nos próximos dias, o governo do Paraná deverá enviar ao  Tribunal de Contas da União (TCU) os editais para a realização de leilões de arrendamento de duas áreas do Porto de Paranaguá. Junt as, elas deverão receber investimentos de R$ 2,1 bilhões. Ao menos sete grupos operadores estão interessados em participar dos certames.

  • O Banco do Brasil formalizou a fusão de suas duas unidades nos Estados Unidos, o BB Americas e o BB Miami. As operações funcionam essencialmente para atender clientes brasileiros que trabalham em território americano. Juntos, o BB Americas e o BB Miami possuem uma carteira formada por 47 mil clientes.