Jornal Estado de Minas

MERCADO S/A

Bolsa volta no tempo e corre risco de perder os 100 mil pontos

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

 

Em junho de 2019, o Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, fechou acima de 100 mil pontos pela primeira vez na história. O mercado comemorou o que parecia ser uma escalada sem freios, mas pouco depois veio a pandemia, o governo Bolsonaro enfileirou uma série de lambanças e a eleição elevou a temperatura política para níveis alarmantes. Em 2023, o cenário continuou turbulento e nem o novo governo foi suficiente para animar os investidores. Muito pelo contrário. Ontem, o Ibovespa fechou aos 100.220 pontos. Além de ser a nova mínima de 2023, o desempenho significa que, quase quatro anos depois da marca histórica, a bolsa brasileira voltou ao mesmo lugar. Ao que parece, ela deverá demorar para sair da pasmaceira. Os juros continuam nas alturas – o Banco Central ignorou a pressão do governo e manteve a taxa Selic a 13,75% –, a política segue agitada e o contexto internacional traz mais problemas que soluções.





 

Cinco patrocinadores fecham com Cazé TV

O streamer Casimiro Miguel Ferreira, o Cazé, se tornou um concorrente de peso para as emissoras de televisão. Assim como no ano passado, seu canal conhecido como Cazé TV transmitirá ao vivo dezenove jogos do Campeonato Brasileiro de futebol que tiverem o Athletico Paranaense como mandante. Detalhe que chama atenção: cinco das seis cotas de patrocínio já foram vendidas para o Mercado Livre, iFood, TIM, PagBank e Estrela Bet. As partidas serão exibidas no YouTube e na Twitch.

 

Fotos mostram Trump preso em Nova York – mas é tudo falso

Os recursos da inteligência artificial estão chegando a níveis perigosos. Nas últimas horas, circularam na internet imagens do ex-presidente americano Donald Trump sendo preso por policiais de Nova York. Nas cenas, Trump foge das autoridades, é perseguido e arrastado por uma multidão de guardas. Pois bem: é tudo falso. As fotografias foram feitas com a ajuda do programa de inteligência artificial Midjourne, que gera novas imagens a partir de pesquisas feitas na internet.

 

Para Gates, inteligência artificial será tão revolucionária quanto o computador

Poucas vezes um empresário demonstrou tanto entusiasmo pela inteligência artificial. Em texto publicado no site Gates Notes, o bilionário americano Bill Gates disse que uma grande revolução vem por aí. “O desenvolvimento da inteligência artificial é tão fundamental quanto a criação do microprocessador, do computador pessoal, da internet e do celular”, escreveu. “Isso mudará a madeira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras.” 

 

Rapidinhas

 

 

309 mil brasileiros

vivem de maneira regular em Portugal, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país. É o maior contingente da história