Apesar das dúvidas a respeito da velocidade da retomada econômica, grandes grupos estrangeiros anunciam robustos investimentos no Brasil. Recentemente, a montadora chinesa GWM informou que pretende desembolsar R$ 10 bilhões para ser a primeira a fazer carros elétricos no país. Há alguns dias, a americana Cargill, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, avisou que desembolsará R$ 600 milhões em infraestrutura portuária. Por sua vez, o conglomerado alemão Bosch destinará R$ 940 milhões para sua operação na América Latina em 2023. Principal mercado da empresa na região, respondendo por 74% do volume de negócios, a operação brasileira receberá a maior parte dos recursos. A gigante de energia portuguesa EDP, a varejista de moda de Singapura Shein e a companhia alemã Basf também informaram que reforçarão os aportes em território brasileiro. Com ou sem crise, o Brasil sempre está no foco dos estrangeiros.
Laboratório EMS prevê movimentar R$ 9 bilhões em genéricos
O laboratório farmacêutico EMS, pioneiro na produção de genéricos no país, prevê movimentar R$ 9 bilhões com as vendas dessa categoria em 2023, o que representará um crescimento de 27% sobre o ano anterior. De janeiro a abril, a empresa vendeu 80 milhões de unidades de genéricos, o que a levou a crescer em ritmo 2,5 maior que o segmento. Atualmente, os genéricos representam 44% do faturamento total da companhia, que lidera o mercado brasileiro no segmento há uma década.
Tokio Marine lança seguro contra bullying
Como coibir o bullying, que assombra jovens em diversas partes do mundo? A seguradora japonesa Tokio Marine introduziu uma estratégia que, se funcionar, deverá ser adotada por outras empresas. A empresa lançou no Japão um seguro que indenizará em US$ 1,5 mil a família da criança que sofrer bullying grave na escola. Segundo a Tokio Marine, o dinheiro deverá ser usado para pagar psicólogos e, se for caso, na cobertura dos gastos de transferência da vítima para outra instituição de ensino.
Fusões e aquisições caem no Brasil
O mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) esfriou em 2023. No primeiro trimestre, houve 370 acordos desse tipo no Brasil, número que representa uma queda de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. Os negócios movimentaram US$ 4,7 bilhões, ou um recuo de 65% diante do período anterior. Juros e inflação altos e incertezas na área econômica são fatores que contribuíram para os resultados negativos. Ressalte-se que a América Latina em geral apresentou desempenho ruim.
2%
dos brasileiros são veganos, ou seja, não consomem nada de origem animal, conforme pesquisa feita pela consultoria Brain Inteligência. É um dos índices mais baixos do mundo
RAPIDINHAS
- A empresa brasileira de alimentos JBS quer ampliar a presença no varejo chinês. Para isso, levou à Sial China 2023, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, uma comitiva formada por 40 executivos. O evento foi realizado de 18 a 20 de maio em Xangai e reuniu 4,5 mil exibidores e 150 mil profissionais de diversas partes do mundo.
- A Bradesco Seguros obteve, nos segmentos de automóveis e ramos elementares, um resultado 265% maior no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Em prêmios, o crescimento foi de 24%. Segundo a empresa, os resultados refletem as melhorias operacionais e a ampliação da cultura do seguro.
- A Woba, maior marketplace de coworkings da América Latina, fez uma pesquisa que indicou o tamanho desse mercado no país. Entre 2019 e 2023, a abertura de locais de trabalho compartilhado cresceu 63%, totalizando 2,4 mil espaços do tipo. O censo feito pela empresa constatou que Minas Gerais possui 231 coworkings.
- A Crefaz Financiamentos e Investimentos ampliará em 30% o número de lojas até o fim do ano com a inauguração de trinta unidades no país. Assim, a empresa dedicada ao microcrédito passará a contar com 134 endereços, ampliando em 25% sua presença nos municípios brasileiros. Atualmente, a Crefaz possui clientes em 4.186 cidades brasileiras.