Nas últimas semanas, o rali das ações brasileiras negociadas na B3 mudou o humor do mercado financeiro. As críticas ferozes ao governo Lula foram substituídas por análises mais comedidas sobre a agenda econômica do país.
Segundo um experiente gestor, a questão é que o mercado esperava um cenário de terra arrasada, com gastos desenfreados, irresponsabilidade fiscal e nenhum zelo pelas contas públicas. Nesse sentido, qualquer movimento positivo que o governo fizesse seria motivo de surpresa.
Leia Mais
Vai ter Disney em 2023? Queda do dólar deve impulsionar viagensBrasil melhora nota, mas grau de investimento parece distanteInflação desaba, mas há risco de outra retomada de preçosHá uma lição nessa história: investidores não devem agir com emoção, nem se deixarem influenciar por inclinações políticas.
Para executivo do Santander, Faria Lima é provinciana
A turma da Faria Lima, o coração financeiro de São Paulo, é conhecida pela autoestima elevada. Por isso, causou surpresa a entrevista de Sandro Sobral, chefe de tesouraria do banco Santander, para o podcast Market Makers. Sobral disse que os “Faria Limers” são provincianos. “No Brasil, não tem diversidade de pensamento, é uma elite que se fecha”, disse. “Temos uma fórmula para ver as coisas e não fazemos diferente. Isso fez os brasileiros perderem a chance de surfar o rali da bolsa.”
61%
dos agentes do mercado financeiro acreditam que o ciclo de cortes da taxa Selic vai começar na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para agosto. A pesquisa é do BTG Pactual
Guerra poderá trazer investimentos para o Brasil
Até quando deverá continuar o rali das ações brasileiras? Segundo Robin Brooks (foto), economista-chefe do Instituto Internacional de Finanças e estrategista-chefe do banco americano Goldman Sacks, as perspectivas são ótimas para a próxima década. “Ela representará uma imensa oportunidade para o Brasil”, escreveu ele no Twitter. “A invasão da Ucrânia pela Rússia está fazendo com que os mercados globais cortem sua exposição à China e o Brasil será um dos principais beneficiários.”
PicPay incorpora clientes do Banco Original
A J&F, holding que pertence à família Batista – dona, entre outras empresas, da JBS –, decidiu reestruturar uma parte de suas operações financeiras. Com isso, a carteira de pessoas físicas do Banco Original será incorporada pelo PicPay, que passará a oferecer mais serviços bancários. O negócio provoca mudanças no setor. Com a migração, o PicPay torna-se um dos três maiores bancos digitais do Brasil. Por sua vez, o Original continuará operando com empresas de médio e grande portes.
"Não cortar a Selic em agosto, dado o que já sabemos, será pura teimosia por parte
do Copom”
Tony Volpon, economista, professor-visitante da Georgetown University e
ex-diretor do Banco Central
Rapidinhas
A XP realizou na Argentina, entre a última sexta-feira e domingo, a segunda edição do B2BXPerience, evento que reuniu os sócios de suas operações parceiras e as principais lideranças da empresa. Desta vez, o encontro trouxe uma novidade: os participantes disputaram duas corridas – em circuitos de sete e dez quilômetros – pelas ruas de Buenos Aires.
As vendas da operação de seguros do Itaú Unibanco crescem, em média, 40% ao ano desde 2021. Nos canais digitais, o avanço é de 60%. Os dados foram revelados durante o Itaú Day, evento que reuniu as lideranças do banco. Segundo o Itaú, o resultado se deve sobretudo à oferta de soluções criadas a partir das necessidades dos clientes.
O dinheiro em espécie está se tornando um produto em extinção. Segundo estudo da Mastercard, apenas 21% dos consumidores da América Latina usam cédulas. Para efeito de comparação, em 2019 o índice era de 45%. A pandemia impulsionou as tecnologias digitais e agora faz o dinheiro cair em desuso.
Um estudo realizado pela empresa dinamarquesa Influencer Marketing Hub estimou que o mercado global de influenciadores, turbinado pelas generosas verbas de publicidade, deverá movimentar US$ 21 bilhões em 2023. Para chegar a essa conclusão, a consultoria consultou 3,5 mil agências de propaganda
em diversos países.