Jornal Estado de Minas

Anna Marina

O mineiro Alexandre Birman é sucesso no mundo

O bom desta profissão é poder acompanhar o sucesso que vimos nascer – e apoiamos desde o início. Para minha sorte, apesar do olho crítico muito luziense, tenho uma boa lista da qual posso me orgulhar, nomes que vi crescer a partir de um sonho. Um desses exemplos mais bem-sucedidos é, sem dúvida, Alexandre Birman, que um belo dia chegou à minha sala no jornal, ainda na Rua Goiás, com várias caixas de sapatos debaixo do braço. Dentro, seu sonho, sapatos masculinos que batizou de Schutz e, por isso mesmo, não trombavam com a marca já vitoriosa do pai e tio, Anderson e Jefferson Birman.

Ele estava orgulhoso, as botas eram realmente muito diferentes de tudo o que existia – e continuaram assim por muito tempo. Com a dissolução da sociedade familiar e a mudança para São Paulo, os anos se passaram. Atualmente, Alexandre assumiu a presidência da Arezzo & Co, marca que só faz crescer. Os sapatos já não são feitos aqui como antigamente, mas BH tem várias lojas franqueadas da etiqueta, que o empresário faz questão de prestigiar sempre.

A Schutz se multiplicou em várias outras grifes que são usadas pelas mulheres bacanas ao redor do mundo. Nos últimos dias, a marca inaugurou um showroom em Nova York; em 11 de junho, uma nova loja no requintado shopping Iguatemi de São Paulo.

Está montando uma flagship em Dallas, nos Estados Unidos, cuja inauguração está prevista para agosto. A Arezzo & Co, sede corporativa nos Estados Unidos, pode ser visitada na Madison Avenue, no prédio conhecido como O Empreendimento Revlon, construído em 1930. A companhia continuará aumentando seus escritórios na América do Norte, assim como o número de funcionários e estratégias globais de negócios. Faz isso em uma velocidade exponencial.

A marca Alexandre Birman – que ele criou – apresenta um showroom construído com madeira-de-alecrim e elementos em metal. Móveis arquitetônicos e de meados do século são usados por toda a parte, oferecendo atmosfera nobre e sofisticada. Flores verdes finalizam o ambiente, trazendo o toque temático em homenagem às raízes brasileiras da marca.

A apresentação dos modelos começou com 135 pares. Atualmente, ele pode mostrar tranquilamente 250 novidades.
“As vendas iniciais hoje em nossa nova casa têm sido incrivelmente recompensadoras. Saber que a empresa está caminhando em direção a sustentar maiores investimentos e mais imóveis – lojas – continua a motivar nossa companhia inteira a lutar por mais. Estamos nos fazendo conhecidos em um mercado incrivelmente competitivo e nos ver crescendo continuamente significa que estamos fazendo algo certo e que temos de continuar”, comenta Birman.

O sonho de Alexandre, que começou aos 18 anos com as botas Schutz, grife que posteriormente passou a produzir sapatos femininos, transformou-se na Arezzo & Co, líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Com 45 anos de história, comercializa cerca de 11 milhões de pares por ano, além de bolsas e acessórios. Possui seis marcas – Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme –, cujos produtos se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação..