Fazer renda renascença não é fácil. O primeiro passo, quando se trata de criar vestuário, é recordar o molde da peça em um papel. Depois, o papel recebe os desenhos que serão criados com a renda. Em cima desses desenhos é colocado o lacê, que pode ser comprado pronto. O lacê forma o desenho básico, que é alinhavado sobre o papel tela. Depois, linha e agulha formam as figuras que juntam o desenho, completando a renda. É trabalhoso, mas é uma ocupação levada com a maior segurança por artesãs do Nordeste, que criam lindas rendas renascença para grifes de moda. Como acontece com a Rendá, da estilista cearense Camila Arraes, que participará este mês da Semana de Moda de Milão, que será realizada de 17 a 23 de setembro. Até onde se sabe, não existe nenhuma grife mineira convidada para desfilar na Itália, na importante semana de moda que lançará o inverno 2019.
- Foto:
A Rendá vai se apresentar no dia 21, desfilando seus principais looks no Palazzo Visconte, edifício histórico localizado no Centro de Milão. Apostando na delicadeza dos bordados manuais e no encanto das riquezas naturais do Nordeste, a Rendá tem como destaque as peças que ressaltam a riqueza da moda autoral brasileira. Para Milão, Camila frisa que vai representar o Ceará e o Nordeste com todo o requinte da renda. “Estamos absurdamente felizes com o convite e a oportunidade de estar em um dos maiores eventos de moda do mundo. A Rendá irá levar o que há de mais belo no nosso Ceará”, completa.
- Foto:
A Rendá foi convidada para a Semana de Moda após a marca ser descoberta pela direção do evento nas redes sociais. Sempre em busca de qualidade e exclusividade, a grife é conceituada no mercado da moda nacional, com peças que expressam simplicidade, sofisticação e requinte, além de destacar o trabalho minucioso, delicado e inteiramente feito à mão pelas rendeiras do Nordeste.
No maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB Festival, realizado em Fortaleza em maio, a Rendá trouxe uma coleção que teve como tema “Bordado richilieu da França ao Ceará”, em que apresentou 30 tendências que destacaram a renda renascença em composição com o couro bordado em richelieu, além de estampas exclusivas e sobreposições.