Bom de Alexandre Birman é que ele não para. Leva seus sapatos aos locais mais elegantes e requintados do mundo. Sua última apresentação foi em 24 de setembro, quando mostrou a coleção Spring 2020. Escolheu o supercotado Hotel Ritz de Paris para receber a fina flor da cidade, a começar por Anna Wintour, diretora da Vogue America. Como sempre, ele aproveitou a badalação em torno da Semana de Moda de Paris.
THAÍS BORGES
chegou lá
A modelo mineira Thaís Borges, que chamou a atenção do publico do último Minas Trend quando subiu na passarela para não desfilar, mas sim cantar ao vivo na apresentação do Sindijoias, agora ganha a Europa. Depois de passar pela semana de moda londrina, onde desfilou para algumas grifes, ela acaba de chegar a Paris. E a Cidade Luz já a recebeu em grande estilo. É que por lá ela fechou contrato com a Kenzo e vai estrelar a campanha on-line da tradicional grife. Isso quer dizer que a modelo, que é representada pela agência Live, estará em todas as mídias da grife – site, Instagram e afins. Ela foi fotografada por Mathieu Missiaen e longo as fotos começam a circular.
IDOSOS
cada vez mais jovens
Com os 70 anos se revelando como os novos 40, o Japão decidiu estabelecer que a faixa do chamado ‘idoso’ começa apenas aos 80 anos. Não é apenas uma nominação informal, mas também para efeitos legais. Antes, criaram o pré-idoso, que seria a partir dos 75 anos. Com uma população que tem a maior quantidade de pessoas com idade avançada vivendo em bom estado de saúde, eles consideram realmente idosos só quem tem mais de 90 anos. Outros países, como a Itália, também revisaram oficialmente a barreira de idoso para bem acima dos 60 anos – como ainda é no Brasil e outros países desatualizados.
POLIAMOR
armário multiportas
Entre os costumes existentes entre os humanos, porém jamais assumidos, está a poligamia. Depois de as relações homoafetivas e uma dezena de formas diferenciadas de relacionamentos serem reconhecidos, agora o poliamor parece ser a bola da vez. Aos poucos, as celebridades que viviam essa situação, discretamente, começam a defender publicamente o assunto. Entre as que afirmaram, recentemente, que a monogamia vai contra os instintos humanos está Angelina Jolie. Enquanto isso, a atriz britânica Tilda Swinton já não esconde sua experiência como integrante de um trisal – ou casal com mais de dois integrantes. O armário multiplica suas portas – cada vez mais escancaradas.
BOM GOSTO
internacional
Haida e Luisa Mendonça, que respondem pelo grupo La Ville, colocaram as lojas no topo do mundo em matéria de luxo e requinte internacional. Atração imperdível é a linha de aparelhos de jantar, que vão dos ingleses e portugueses até sofisticadas criações pintadas a mão, que repetem flores e folhas da natureza. Sem falar na linha de prataria e utensílios variados para casa. Quem procura peças únicas, sofisticadas e de bom gosto para presentes de casamento não pode deixar de dar uma passada nas lojas La Ville.
POR AÍ...
O ótimo Paulo Martinez volta com tudo ao Minas Trend, produzindo os desfiles da edição de outubro próximo (entre os dias 22 e 25, no Expominas), com a tarefa de recolocar o vaivém das marcas no patamar que merecem. Outras boas-novas do evento também aguardam os visitantes – como as palestras de alto nível e o congresso internacional da Abit.
E por falar em retornos, a São Paulo Fashion Week voltará ao seu local tradicional, o pavilhão do Ibirapuera, na edição de outubro. A ‘peregrinação’ por vários parques & afins de São Paulo parece que terminou.
Os agentes das ‘celebs’ tupiniquins Sabrina Sato, Bruna Marquezine e Isis Valverde conseguiram colocar as moças em alguns desfiles de Paris e Milão (na verdade, uma permuta por roupas e passagens) para vender uma imagem chique das atrizes. Como já é recorrente, as ‘especialistas’ que pipocam nas mídias sociais comeram a isca – e ainda acharam que
era caviar.
A nota de deboche na entrega dos prêmios de TV Emmy (nos Estados Unidos) ficou com as insuportáveis Kardashians (só podia ser) dizendo que seu reality show refletia o cotidiano de pessoas da vida real. A plateia caiu na gargalhada.
PISCINA
mergulho por aplicativo
Uma ótima dica para o verão que vai chegando. Na recente temporada estival europeia, entrou na moda o aluguel de piscinas, tal qual se aluga apartamento ou casas de veraneio – pelo aplicativo. Vira ponto de reuniões com amigos ou família. Como tudo na vida, os preços variam de acordo com o grau de luxo e regalias oferecidos. Uma piscina de nível médio foi alugada a 12 euros por pessoa, para ser usada metade do dia. Nas casas mais exclusivas, os preços foram a 100 euros. Comes & bebes por conta de quem aluga. A ideia surgiu na França e já chegou por aqui.
GASTRÔNOMAS
evolução léxica
A cada tempo que passa, novas funções ganham importância e, com isso, até mesmo o vocabulário do assunto avança. É o caso do setor de alimentos, no qual as antigas cozinheiras tiveram sua atividade ampliada e até glamourizada. Antes, soava como um elogio dizer que fulana era uma ‘cozinheira de mão cheia’. Depois, ganharam vestes elegantes e viraram culinaristas. Mais adiante, vestiram uniformes e, pronto, viraram chefs de cuisine. Agora, até as quituteiras de rua se transformaram e viraram ‘gastrônomas’. Basta desconstruir o sanduíche ou o acarajé – e o quitute ganha a esfera da ‘gastronomia de inspiração’.
APLICATIVOS
cooperativas de aluguel
Uma boa ideia que alguns motoristas de aplicativos para alugueis de carros tiveram, foi criar cooperativas unindo a categoria. Com células reunindo (em média) 50 profissionais, muitos estão fixando luminosos nos tetos (tal e qual os taxís) para o usuário identificá-los mais facilmente nas ruas, realizam promoções em áreas restritas ou estabelecendo diretrizes ajustadas a cada cidade ou até bairros. Para quem recorre ao serviço, significa mais segurança e conforto.
SANTA GRETA
ambientalismo na fogueira
Os discursos sobre meio ambiente na ONU mostram bem como o assunto chegou ao máximo do radicalismo – e do ridículo. Ver a meninota sueca, chamada Greta, usar uma tribuna aberta a altas lideranças mundiais para dizer que perdeu a juventude (que ainda nem viveu) por causa do meio ambiente, em tom raivoso, deixa claro que algo está muito errado. Para começar, fica óbvio que a dita-cuja sofre de algum distúrbio psíquico (dizem tem transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) e, portanto, deveria estar em tratamento, e não vociferando por aí. Além disso, o tema está sendo manipulado (diabolicamente) pelos interessados em explorar o que está por trás da fumaça ambientalista – com altos interesses econômicos e geopolíticos ocultos. E pior, com a maioria apoiando (inocentemente) esse jogo destrutivo.