Admiro Alexandre Birman desde o dia em que ele, saindo da adolescência, adentrou a redação deste jornal com algumas caixas de sapato nas mãos. Ele estava começando a disputar, com o tio e com o pai, a hegemonia da Arezzo no mercado de calçados. Experto, pensou bem e resolveu entrar no mercado com um modelo que a família não produzia. Assim nasceu a Schutz, produtora de botas alinhadas, que hoje se multiplicou em uma série de grifes diferenciadas, desde a que leva o nome do criador até a mais recente, que aproveita a onda dos tênis.
Esse seu espírito de conquista de lançamentos, de conquista de mercado acabou dando a ele a presidência do Grupo Arezzo, que transpôs não só as fronteiras mineiras como as internacionais. Como ele não brinca em serviço, promove lançamentos não só em Nova York como também em Paris, onde recebe a fina flor da imprensa internacional ligada à moda e estilo para lançar seus produtos. Anna Wintour, a papisa da imprensa chique e sofisticada, foi uma das suas últimas convidadas para jantar requintadíssimo em Paris. Como ela não aparece em qualquer lugar, não aceita o monte de convites que recebe, sua presença no jantar de lançamento de uma coleção de sapatos brasileiros virou notícia internacional.
Um dos seus truques mais constantes é usar nomes importantes do cinema para divulgar seus sapatos. Como ocorreu na última semana, quando aproveitou eventos fora do Brasil para mostrar suas criações. A atriz Emilie Clarke apareceu em Los Angeles usando uma de suas sandálias. A outra foi Lupita Nyong'o, que foi ao acontecimento mais importante fora dos Estados Unidos, na British Academy Britannia Awards, em Los Angeles, e no Annual Golden Heart Awards Celebration, em Nova York. Completando a lista está Micaela Erlanger, que trabalha com celebridades do mercado do cinema, como Mery Streep.