Era para ser um casamento com festa de arromba no Grande Hotel de Araxá, porque a família do noivo tem tradição em comemorar: ele é sobrinho-neto do saudoso embaixador e ex-ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira, mas com a quarentena a cerimônia teve que ser intimista, no cartório. A escolha do icônico hotel era especial para a família Maneira porque o avô do noivo, Edgar Maneira, foi presidente da Hidrominas, que administrou o Grande Hotel por anos. Mesmo para poucos amigos e para a família o casamento ocorreu em Araxá. O casal vai morar no Rio de Janeiro.
MODA
Customização e fotografia
De 15 a 29 será realizado o 26º Festival de Inverno de Congonhas, em uma realização da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Congonhas com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Em formato virtual, o evento contará com diversas atrações artístico-culturais, incluindo shows, espetáculos de teatro e dança, além de oficinas formativas, com artistas locais e também de reconhecimento nacional. O artista congonhense, Gustavo Procópio, será o homenageado desta edição, ele foi vítima da COVID-19. As oficinas já estão com inscrições abertas e trazem temas variados, incluindo customização, fotografia de moda e brincando com modelagem. Até o dia 10 de agosto, os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponível no site da Prefeitura de Congonhas ( https://bit.ly/36WiKtm ). As aulas serão transmitidas pela plataforma digital Google Meet.
ALMOÇO
na fazenda
Franklin Bethônico recebeu no domingo passado em sua Fazenda Gongo Soco, em Barão de Cocais, um grupo de cerca de 20 amigos, para estrear a reforma que fez em uma das alas da casa, que usa para as reuniões festivas que dá por lá. Muito simpático e organizado, Bethônico contratou vans para levar os amigos, com todo esquema de segurança, por causa da pandemia, apesar de todos os convidados já estarem devidamente vacinados, com as duas doses. Apesar do salão ser bem grande, ele optou por abrir as portas e ampliar o espaço com toldos na área externa, para dar maior distanciamento e ventilação. Coquetel volante, tira-gostos e um farto almoço com um festival do melhor da comida mineira foi a escolha do anfitrião para o cardápio, e tudo foi preparado por um bufê local, que ganhou nota dez dos exigentes degustadores. O bar chamou atenção pela diversidade de bebidas – tinha todos os tipo que se possa imaginar –, com destaque para a cachaça Gongo Soco, produzida
na fazenda.
INAUGURAÇÃO
nova sociedade e jantar
Desde que retornou a Belo Horizonte, depois de anos morando em Brasília, Marcelo Solmucci reassumiu o que tanto ama: trabalhar com bar e restaurante. Durante a pandemia, e com o fechamento de tantos restaurantes bons na cidade, resolveu mudar completamente a sua casa no Bairro Funcionários. Transformou o restaurante em uma tratoria e pizzaria que recebeu o nome de Uno Cinque Otto (158) e tem como sócio ninguém menos que o chef Clóvis Viana (ex-Patuscada). A querida e animada Lilian Furman retomará seus jantares especiais na nova casa – depois de um ano e meio parada por causa da pandemia –, na sexta-feira,13. Ao contrário do que muita gente pensa, ela garante que a data trará muita sorte a todos.
FILARMÔNICA
laboratório de regência
Nesta terça-feira 3, a Filarmônica de Minas Gerais realizará a 12ª edição do Laboratório de Regência, atividade pioneira no país, que possibilita a jovens regentes ter, sob sua batuta, uma orquestra profissional e aprender, na prática, os desafios da regência. Os ensaios e as aulas técnicas serão ministradas pelo diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra, maestro Fabio Mechetti. O encerramento será com um concerto gratuito, às 20h30, na Sala Minas Gerais. O público poderá assistir ao concerto presencialmente, ou pelo canal da Filarmônica no YouTube.
CONCURSO
de contos
A União Brasileira de Escritores lançou o Prêmio UBE de Literatura – Concurso de Contos Anna Maria Martins – 2021, que contempla textos inéditos do gênero. Os objetivos são promover e valorizar a cultura e estimular a produção literária, bem como reconhecer o trabalho de autores nacionais, estreantes ou não. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 no site https://www.ube.org.br/home.php, onde está o regulamento. A seleção dos textos será feita até 30 de setembro e os resultados serão divulgados até 15 de outubro. A cerimônia de entrega e o lançamento da antologia serão agendados até o final do ano.
TEATRO
virtual
O espetáculo “Pança” faz temporada virtual, de 5 a 9 de agosto, no canal do YouTube do espetáculo (https://bit.ly/PANÇA-YouTube). A fábula se inspira no surgimento da máquina de imprensa, inventada por Gutenberg no século 15, para refletir sobre a comunicação humana, a noção de verdade e a manipulação de discursos na sociedade contemporânea
GEADA
extremos climáticos
As terríveis cenas de destruição da infra-estrutura em países ricos ( com chuvas jamais observadas por lá), derretimento de geleiras milenares nos polos e nos Alpes (resultando em acidentes fatais), 40 e tantos graus no Canadá, queimadas por todo lado e mil outras consequências do efeito estufa acabaram chegando por aqui. Dizem que o frio mais gelado da história no sul do pais, nesta semana, é apenas o começo. Em Minas, o prejuízo que a massa solar trouxe para a agricultura foi imenso. Resumo: a inflação que já andava assanhada, agora vai fazer a festa – principalmente nos supermercados.
DEMISSEXUAL
amar é cringe
A mais nova bobagem a ocupar o tempo dos viciados nas redes sociais é discutir o que é demissexual. Em princípio, seria aquele jovem que só consegue se relacionar com quem tem uma interação mais profunda e plena. O que parece óbvio, incrivelmente pode causar problemas nos adolescentes não identificados com a sua turma - que só pensa em sexo, mas sem vínculos. E isso é cobrado pelos colegas.. Então fica assim: o que para vovó, vovô, mamãe e papai era natural e até romântico para os Millenials e Geração X virou problemão pisicológico.
POR AÍ..
No circuito do BH-À-Porter (que acontece nesta semana) o Salão de Negócios (no Hilton Hotel) reunirá confecções com lançamentos diferenciados.Entre as marcas que estarão lá, a marca ‘R. Vasconcellus’ ganha destaque pelo belo trabalho da grife em sua coleção de
verão 2022. Vale a pena conferir.
***
O evento paulista Casa dos Criadores foi ao ar, nesta semana, com atividades desenvolvidas virtualmente. Para diferenciar, os debates foram mais amplos que anteriormente. As propostas dos novos criadores, como a NotEqual, ficaram muito bacanas.
HORÁRIO DE VERÃO
em discussão
Uma coisa que nunca foi unanimidade é o horário de verão. Tem quem ame e quem odeie, mas sempre foi questionado se toda essa mudança no ritmo da vida é compensado pela montante da economia alcançado no período. Mais uma vez especialistas discutem se a volta do horário de verão seria eficaz em meio à crise elétrica e atual economia. Desde abril de 2019 o presidente Jair Bolsonaro acabou com essa mudança, sob a alegação de os hábitos de consumo de energia haviam mudado. Entretanto, nas últimas semanas, em meio à crise do aumento da taxa de bandeiras tarifárias iniciou-se uma discussão entre especialistas que vêm analisando a eficácia da volta do horário de verão, como uma forma de amenizar os problemas no cenário elétrico no país, provocado pelo mais baixo nível dos reservatórios hidrelétricos em décadas. Quem também reivindicou a mudança de horário foram os donos de restaurantes e bares porque ganham uma hora a mais de movimento. Agora é esperar para ver o que fica decidido.
ARQUITETURA
mineira em destaque
A arquiteta mineira Juliana Lima Vasconcellos é a única mulher brasileira na lista dos 101 nomes de arquitetura, design de interiores e paisagismo 2021 da Elle Decor americana. Designer de interiores, arquiteta e designer de móveis com reconhecimento internacional é considerada um dos expoentes de sua geração. Seus designs exalam confiança silenciosa com traços femininos e materiais nobres. Juliana gosta de valorizar trabalho de artesãos, e propõe questões entre a arte e o design. O trabalho de Juliana Vasconcellos conquistou o reconhecimento internacional de clientes privados e institucionais. Foi escolhida para compor a recém-publicada lista ao lado de nomes como Jacques Grange, Dimore Studio, Alberto Pinto, Christian Liaigre, entre outros expoentes internacionais.
BURLE MARX
Patrimônio da Humanidade
A denominação do Sitio Burle Marx (em Guaratiba, Rio) como Patrimônio da Humanidade, foi uma das decisões mais acertadas da Unesco – e anunciada nesta semana. O trabalho do paisagista alterou, literalmente, a paisagem urbana brasileira e valorizou a nossa fauna e flora - antes vistas apenas como matagal. Curioso é que uma das primeiras coletas a campo que ele realizou foi em Minas, mais exatamente na Serra do Cipó (nas décadas de 1940 e 1950) que ele considerava ter a maior diversidade de espécie por metro quadrado em todo o país. E que deixou representada no seu sitio carioca.
PALÁCIO DAS ARTES
50 anos: arte-tech
A diretora Eliane Parreiras está caprichando nas comemorações do cinquentenário do Palácio das Artes. A saber: a mostra ‘50 anos em 5 atos’ (em agosto) terá uma abordagem sensorial e imersiva, recheada de inteligência artificial e outros artefatos modernos. As obras serão feitas por programadores no Japão, Itália, França e Brasil mixando códigos e imagens junto com artistas (também espalhados pelo mundo) e, depois, levados para a Grande Galeria do teatro. O trabalho será coordenado pelo Estúdio MIR, cujo diretor, Brayhan Hawryliszyn, diz que a exposição é uma forma contemporânea de ler a história da instituição - que sempre foi vanguardista. Para a sua presidente, essa obra ‘joga luzes no futuro da Fundação Clóvis Salgado’.
MENU
jantar dos chefs
O restaurante Glouton reabre as portas com boa comida e promovendo o bem, recebendo para o jantar dos Chefs Contra o Câncer, nos dias 10 e 11 de agosto. Quem convida os colegas, é o chef Leo Paixão - que levará uma das equipes que foram ao programa Mestre do Sabor, onde o mineiro foi um dos jurados. Estarão lá nomes como Aline Guedes, Bruna Martins (cozinheira-poeta e dona do BiroskaS2), Cadu Moura, Carol Francelino, Pedro Barbosa e Rafa Ramos. Eles prometem uma explosão de sabores e menu exclusivo. Lotação restrita a 80 pessoas e renda em beneficio da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), que faz um belo trabalho social.