A cozinha francesa é definida sempre como algo refinado e elegante. No entanto, o que poucos sabem é que durante o réveillon do Natal (como é chamada a noite natalina deles) este requinte ainda sobe a um outro patamar.
Leia Mais
Panetone: pão com formato e sabor característicos não pode faltar no NatalDieta vegana é mais saudável que comer carnes e laticínios?Banha de porco: por que quatro chefs preferem cozinhar com esta gorduraConfira a seguir os principais pratos que os franceses consomem na noite de Natal:
1. Foie gras – Há muitas variedades e níveis de qualidade desta iguaria. É no Natal que o foie gras revê seus dias de glória. Pode servido como aperitivo, acompanhado com torradas, pão de especiarias e geleia de figo ou como componente de luxo do prato principal.
2. Prato de frutos do mar – As ostras são destaque. Servidas em uma grande bandeja frequentemente coberta com uma cama de gelo, para mantê-las em boa temperatura, com quartos de limão ou molho de mignonette à base de vinagre de vinho tinto, chalotas picadas e pimenta preta. As ostras são particularmente muito apreciadas na noite de Natal na Normandia e na Bretanha, onde algumas famílias ainda possuem o costume de salpicar a ostra com pimenta do reino moída na hora. Além das ostras, camarões levemente cozidos com molho de maionese à parte também são extremamente comuns.
3. Salmão defumado – Até mesmo as crianças francesas adoram comer salmão defumado, em blinis ou fatias finas de pão branco. O salmão ao estilo gravlax, mesmo sendo um prato de origem nórdica, é preparado em muitas casas francesas e já virou um prato tradicional do Natal.
4. Vieiras – Os franceses e as vieiras mantêm um caso de amor. Delicadas e luxuosas, elas são servidas cruas ou ligeiramente cruas. Entre as preparações favoritas, estão as com molho de creme de laranja ou baunilha e tartare de vieiras, acompanhado ou não por endívias.
5. Capão ou peru com recheio de castanhas – Este é o prato de Natal mais popular e clássico. O capão ou o peru é assado no forno com um generoso recheio de castanhas portuguesas. Ao redor, normalmente encontra-se mais castanha, vagem verde enroladas com bacon e purê de batata trufado.
6. Caça selvagem – A carne de caça é pouco popular na mesa do francês médio, e quase não se come no resto do ano. No entanto, a carne do animal selvagem está muitas vezes nas mesas de Natal, seja de veado, javali ou faisão. Muitas vezes é acompanhada de um molho à base de vinho tinto.
7. Pratos sofisticados de peixe – Como o Natal é uma festa cristã, em que o peixe é sinal de abstenção, os franceses gostam de ter a iguaria para o Natal, mas em espécies chiques, como o tamboril, pregado, linguado, robalo, com preparações sofisticadas, entre elas, a blanquette de tamboril cogumelos morilles.
8. Prato de queijo – Uma grande bandeja de queijo com tipos variados é um prato tradicional da Natal. O costume se comer queijo no final da refeição perdura o ano inteiro, mas é no Natal que ele é elevado à máxima potência. Alguns queijos também têm apresentações festivas, como o camembert de trufas, que é de morrer!
9. Bûche de Noël – É definitivamente a única clássica sobremesa de Natal. Tradicionalmente moldado para representar o verdadeiro tronco de madeira colocado na lareira, a bûche é muitas vezes feita de chocolate, mas hoje em dia pode ser encontrada nos mais diversos sabores.
Frutas secas, exóticas e glaceadas; biscoitos e trufas de chocolate e o tradicional champagne também estão presentes em um clássico jantar de Natal francês.