O St. Patrick's Day é comemorado aqui neste sábado (19/3) e até no Brasil a data vem conquistando cada vez mais adeptos. Devido a esse sucesso, acaba de ganhar evento inédito em nível nacional. Em Paris, a Rive Gauche, com seus bares e restaurantes tradicionais, recebe sempre bebedores vestidos de irlandês. Por aqui, quem acaba de assumir a comemoração é a rede Porks – Porco & Chope, principal casa de chope e carne suína do Brasil, que vai promover a primeira edição do festival nacional St. Patrick’s Porks em todas as suas unidades espalhadas pelo país.
Em 1999, tornou-se um evento de três dias e, em 2000, foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou 10 dias. No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração religiosa. Mas, em 1903, tornou-se feriado público. Na Inglaterra, foi introduzido por meio do Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, este introduziu a lei que proibia que os "pubs" (bares) fechassem em 18 de março (sofrendo mudança na década de 1970).
O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade aos irlandeses. Depois de quase 30 anos de evangelização, Patrício faleceu em 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.