A procura por lipoaspiração no Brasil é alta. A última pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aponta que ela ocupa a segunda colocação entre os procedimentos mais realizados no país, atrás apenas do aumento e da reconstrução de mama.
Leia Mais
Tatuadores ajudam a superar traumas causados por cicatrizesSalto alto, musculação, cera quente... O que de fato provoca varizes?Ginástica faz bem para todo mundo, inclusive para as grávidasSeu filho foi diagnosticado com autismo?Mulheres sofrem anos com dor pélvica, que pode ser provocada por varizesVictor Cutait, membro da SBCP, com 20 anos de experiência, explica que o princípio é o mesmo da lipoaspiração comum: basicamente, aspirar a gordura localizada. Porém, a eliminação é realizada em várias sessões. Confira mitos e verdades sobre a técnica:
1 – Lipo fracionada é menos invasiva. Verdade. O procedimento é focado em pequenas áreas do corpo, e a gordura é retirada em sessões. Dessa forma, tem-se recuperação mais rápida, já que o paciente necessita de menos tempo de repouso no pós-operatório. A dor e o inchaço são muito menores comparados à lipo comum. O paciente pode realizar suas atividades cotidianas normalmente. Além disso, a anestesia é local, o que diminui os riscos de complicações durante o procedimento.
2 – Lipo fracionada diminui a flacidez. Verdade. Por meio do laser, reduzem-se as áreas com flacidez. O médico explica que o laser proporciona três benefícios: quebra a gordura, retrai a pele e aumenta o colágeno. O procedimento é indicado para maior número de pessoas, pois é possível tratar, simultaneamente, a gordura localizada e a flacidez. A técnica se destina a casos de flacidez leve. Pode-se substituir a cirurgia de abdominoplastia pela lipo fracionada a laser, que é menos invasiva.
3 – Lipo fracionada é indicada apenas no abdômen. Mito. A retirada da gordura pode ser realizada em diversas regiões do corpo, como cintura, costas, coxas e braços. Também é possível retirar a gordura de todos os tipos corporais, inclusive de pessoas acima do peso que apresentem gordura localizada.
“Em cada sessão, pode-se retirar até 5% do volume corpóreo, respeitando a normativa do Conselho Federal de Medicina”, especifica Victor Cutait.
4 – É possível fazer a lipo fracionada de uma só vez. Mito. Diferentemente da lipo comum, o procedimento é realizado com anestesia local em uma região corporal, com etapas semanais. Além disso, pode ser feito em unidade ambulatorial. Outra vantagem é o paciente receber o procedimento acordado. Assim, o médico pode pedir a ele que se movimente para melhor visualizar a área onde a gordura está sendo retirada.
“Além do melhor resultado, os perigos de embolia, perfuração e complicações não existem justamente devido à anestesia local, que mantém o paciente acordado”, informa o doutor Victor Cutait.