Está sendo divulgado que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos acaba de aprovar o preço do medicamento Voxzogo (vosoritida), usado na terapia para o tratamento de crianças a partir de 2 anos com acondroplasia, uma doença rara, e a causa mais comum de nanismo desproporcional.
O uso do medicamento tem como principal resultado o aumento da velocidade de crescimento anual, que pode ser comparada à de crianças sem acondroplasia e contribui para melhorar outros sintomas dessa condição.
Até hoje, não havia tratamento medicamentoso para a condição. “A aprovação desta terapia representa nova esperança para esses pacientes que estão desassistidos e negligenciados, sem acesso a nenhuma opção de tratamento medicamentoso específico para acondroplasia”, explica o geneticista e pediatra Juan Llerena Junior, coordenador do Departamento de Genética Médica do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz).
Em razão dessa alteração genética, os pacientes podem apresentar o sinal mais visível, que é a baixa estatura desproporcional, com pernas e braços mais curtos que o tronco. A condição é grave, progressiva e pode causar diversas complicações multissistêmicas que, em muitos casos, requerem intervenções cirúrgicas.