As cores dos meses, então, nem se fala. Começou com o Outubro Rosa, em uma campanha relevante e muito bem criada para alertar as mulheres sobre a necessidade de exames para prevenção do câncer de mama. Só para ter uma ideia, temos 12 meses no ano e 19 cores, ou seja, vários meses têm mais de uma cor e alguns chegam a ter quatro.
Hoje (31/5), é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. E não poderia deixar passar em branco. Primeiro, porque todos sabem o quanto o fumo faz mal à saúde; segundo, porque até quem nunca fumou na vida sabe o quanto é difícil para de fumar.
Conheço uma pessoa que fumava quatro maços de cigarro por dia. Segundo ela mesma me contou, acordava para fumar e até mesmo durante o banho não conseguia ficar sem o cigarro. Colocava no basculante do chuveiro, tirava a cabeça da água e dava sua tragada. Claro que eu fazia piada da cena, mas ficava preocupada, vendo o dia em que teria um piripaque de coração ou coisa pior no pulmão.Durante o isolamento social, fumantes aumentaram em quase 34% a quantidade de cigarros consumidos
Não deu outra. Teve um problema cardíaco. Mesmo assim, ainda continuou um bom tempo com seu “amigo inseparável”. Há cerca de um ano tive notícia de que parou de fumar – não sei como, porque tem um tempo que não nos encontramos. Mas fiquei feliz com a notícia.
A boa notícia é que cada vez mais pessoas conseguem abandonar o vício no Brasil. O país lidera o ranking de nações com a maior quantidade de pessoas que pararam de fumar. O percentual de fumantes caiu de 36% em 1989 para 9,1% da população, em 2021, segundo o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).