Há algumas semanas, escrevi uma coluna dizendo que não entendia porque não podia dormir de maquiagem, e ainda brinquei falando que a pele não tinha como saber se tinha passado a noite acordada em uma festa ou se estava deitada dormindo.
Nunca fui de ficar passando cremes e mais cremes no rosto. Tenho o costume de limpar a maquiagem com um lenço demaquilante e depois passar uma água miscelar. E sempre uso um demaquilante bifásico para retirar a maquiagem da área dos olhos. Pra mim já é coisa demais e me dou por satisfeita. Vez ou outra lavo com sabonete liquido. É o máximo. Pela manhã, após o banho, sempre passo meu creme hidratante. Precisa de mais?
Leia Mais
Cine Brasil: 90 anos de efervescência urbana e culturalQuer pedir um carro de aplicativo? Antes, enfrente abuso e desrespeitoComo prevenir acidentes domésticos?Zé Carioca, oitentão, ganha série de celebraçõesAlergias: dicas para arrumar a casaExames de prevenção são importantes, mas preocupação excessiva não faz bemAgora é lei: embalagem de alimentos terão novos rótulosEnfim, a minha coluna sobre cuidados com a pele, repercutiu e não demorou muito para eu receber um material da médica dermatologista, Clessya Rocha, sobre o assunto e fazendo um alerta para os prejuízos de dormir maquiada.
“Após um longo dia de trabalho ou até mesmo após chegar da balada, muita gente acaba não conseguindo tirar a maquiagem. Mas isso pode gerar algumas consequências desastrosas para a pele que vão te convencer a mudar de ideia”, diz.
Segundo a médica, acumulamos, ao longo do dia, sebo, poluição e excesso de produtos na pele. E tudo isso age como oxidantes para a pele ou favorecendo o envelhecimento cutâneo. Ela afirma que quanto mais mantemos as substâncias da maquiagem na pele maiores os riscos de desenvolver alergia de contato aos produtos usados.
“Quanto mais o sebo é mantido na pele, maior a capacidade de dilatação dos poros da face. Sem falar nas chances aumentadas em piorar o grau da sua acne ou aumento do número de cravos, também conhecidos como comedões”, explica.
A dermatologista enumerou alguns benefícios para remover a maquiagem todos os dias:
1. Prevenção do envelhecimento, pois removerá as substâncias pró oxidativas na face.
2. Redução da oleosidade e, por isso, diminuirá as chances de adquirir cravos e espinhas.
3. Melhora do viço e luminosidade para a pele.
Por fim, a médica falou sobre a melhor e mais correta maneira para retirar a maquiagem. “Use um lenço removedor ou demaquilante de sua preferência e, em seguida, lave com o seu sabonete líquido facial de costume e desfrute do sono da beleza. Afinal, nós fazemos colágeno dormindo”, finalizou.
Pelo que pude entender, a questão não é bem dormir ou não com maquiagem, mas ficar sem limpar a pele por um período longo de tempo. Sendo assim, quando saímos de manhã e só retornamos no fim do dia para casa, o ideal é fazer uma limpeza para tirar a poluição e a oleosidade da pele e, claro, a maquiagem para a pele pode respirar.
Se formos sair novamente, a noite, nova maquiagem, e antes de dormir, mais uma limpeza. Tudo para garantir a qualidade da pele. Achei legal saber que o colágeno é produzido quando dormimos, pena que essa produção vai reduzindo cada vez mais com o avanço da idade. Mesmo assim, melhor pouco do que nada.
(Isabela Teixeira da Costa/Interina)