Jornal Estado de Minas

ANNA MARINA

Mary Arantes promove nova edição de encontro de brechós de qualidade

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

O mundo está mudando. Mesmo que de uma maneira mais lenta, mas está. Em algumas áreas, já chegamos a um patamar mais alto. A reutilização e o reaproveitamento das coisas, por exemplo. É uma dessas áreas que vêm ganhando cada vez mais espaço. A prova disso é o crescente aumento de brechós de qualidade, tanto em espaços físicos quanto no virtual.





Ver roupas usadas com outros olhos, que não os de descarte ou de inutilidade, vem ganhando tantos adeptos que podemos afirmar que é uma tendência que veio para ficar. Tornou-se uma questão de sustentabilidade em todos os sentidos, econômico, social e ambiental. Menos gastos com matéria-prima, maior circulação e utilização dos produtos, reaproveitamento e reciclagem de estilos e ideias.

Há quem prefira o termo em inglês “2nd hand” (segunda mão) para o conhecido brechó, entendendo que houve uma evolução no conceito de reaproveitamento da roupa usada. Na minha singela opinião, não passam de pessoas mais resistentes, que, para aceitar a ideia, precisam dar um nome mais charmoso ou internacional.

Seguindo essa ressignificação, a querida e competente empresária Mary Arantes mais uma vez promove, desta sexta-feira (16/9) a domingo (18/9), o Sobretudo Reuse, um encontro de 12 dos melhores brechós de Belo Horizonte. Dona de uma sensibilidade única e um conhecimento profundo de estilo, Mary vem se destacando como curadora em tudo o que envolve arte e moda e certamente nos preparou uma seleção primorosa que merece ser visitada.





Por sinal, Mary sempre nos encantou com suas criações no segmento de bijuteria e, apesar de ter “fechado” a fábrica há mais de cinco anos, até hoje as pessoas procuram por ela e por seus produtos. A procura é tanta que acabou se rendendo e fazendo, em pequena escala, alguns trabalhos, que coloca à venda nessas ações que faz, de tempos em tempos, no seu espaço da Serra. Umas edições são de brechó, como este agora; outras são a Quermesse da Mary, e por aí vai, sempre criativa, bolando e inventando modas para movimentar o mercado.

O vintage, retrô, estará a cargo do Idée e da Dorotéa Brechó. Já o Brechó Bumerangue tem como destaque roupas atemporais. A modelo Bianca Poppi interfere nas peças de linho através de bordados de frases poéticas e provocativas, dando identidade bem própria ao que vende o Brechó da Poppi. Destaque também para o acervo do figurinista Alex Dário, que coloca à venda peças usadas por atrizes de TV, teatro e cinema.

A fotógrafa e influenciadora Leca Novo ocupa uma sala especial com desapegos seus e de suas amigas. Há ainda o estilo contemporâneo do Acervo Nosso e, para o público infantil, o Pocotó Kids oferece, além de roupas, acessórios como carrinhos de bebê e brinquedos.





Presentes também dois brechós beneficentes. O di.vi.no Brechó, que, além de peças garimpadas entre as doações que recebe, terá ponta de estoque das marcas Patogê, Coven, Alphorria e Precoce. A outra beneficente é a Ubuntu Nation-UN, marca que a Fraternidade Sem Fronteiras mantém para arrecadar fundos para seus projetos no Brasil e na África. À frente da UN está a jornalista Patrícia Espírito Santo, que confeccionou camisetas e saias com tecidos doados por Ronaldo Fraga e selecionou peças doadas por colaboradores.

E para completar, uma seleção da Nasser Antiguidades e, obviamente, bijuterias Mary Design. No quintal da casa,  o tradicional espaço gourmet com o Alho Negro do Sítio, pastas da Amassa, AM Chocolates, a cervejaria Bend Beer, Casa Degusta, Dona Farofa, Terra Vegan, doces de Valéria Januzzi, queijos da Viveg queijaria e o Yes Nós Temos Café.

Diante de tudo o que disse acima, era impossível deixar de divulgar essa ação da querida e competente Mary Arantes para os leitores. O Sobretudo Reuse será na Rua Ivaí 25, Serra – sexta e sábado, das 10h às 19h; domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

(Isabela Teixeira da Costa/Interina)