Isabela Teixeira da Costa/Interina
Mais uma vez, os programas sociais de Belo Horizonte arregaçam as mangas, produzem eventos e contam com a iniciativa privada e a sociedade para ajudar. E não são poucos os pedidos. Sabemos dos inúmeros compromissos assumidos por todos, principalmente depois da pandemia.
Mas imaginem o quanto faltou para as famílias que moram nas comunidades de BH e suas crianças. A maioria delas ficou sem receber quase nada neste longo período, e a vida, que já era difícil para eles, ficou ainda pior.
Precisamos olhar por elas, principalmente para as crianças. Quem não tem lindas lembranças de infância? Um presente novo no Natal, ver que o Papai Noel não se esqueceu dele, o que representa que ele foi um bom menino ou menina. Resultado de que sua obediência e estudo valeram a pena.
Muitos não podem ir até as creches e casas dessas crianças para ajudar, mas podem contribuir e ajudar a Jornada Solidária Estado de Minas a levar o presente e provisão embrulhados em muito amor a cada uma delas. Mas como?
Depois de dois anos parada por causa da pandemia, a Jornada Solidária organiza sua primeira ação de 2022 e faz um convite a todos os leitores e amigos da coluna a participarem do Feijão Solidário. A verba arrecadada será usada na compra dos brinquedos, que serão entregues para as crianças das 13 creches beneficiadas, na festa de Natal, que será em novembro, no Luminis Urban Play.
Além dos brinquedos para as crianças, as creches fizeram uma relação de itens que precisam, desde fogão, geladeira, freezer, taquinho, até mobiliário, brinquedos etc. A verba também será usada para isso. Como a demanda é grande, é preciso da ajuda de todos para que a equipe consiga atender às necessidades.
O Feijão Solidário será na CasaPampulha, espaço de eventos na orla da lagoa, logo depois da Casa JK, com uma bela vista. Quem fará a feijoada será o chef Eduardo Avelar, em parceria com o buffet Célia Soutto Mayor, mas terá opção de salada para quem não come carne. Tudo com muito chope, drinques com gin, cachaça e samba para animar.
A Jornada Solidária Estado de Minas, programa de responsabilidade social dos Diários Associados em Minas, começou em 1964 para dar um Natal para crianças carentes. E foi assim por décadas, chegando a ajudar mais de 60 mil crianças por ano, beneficiando mais de 300 instituições. A renda era arrecadada por meio das ações sociais realizadas pelo colunista Eduardo Couri, José Maurício Vidal Gomes e Wilson Frade.
Em 2005, o programa passou por uma grande mudança e ampliou o raio de ação. Além da festa de Natal, a Jornada Solidária passou a fazer reformas patrimoniais nas creches comunitárias e a equipá-las com eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, mobiliários, material pedagógico, brinquedos etc. Até 2020, a Jornada entregou para suas comunidades 36 creches totalmente reformadas e equipadas.
As patronesses – madrinhas da Jornada – já estão vendendo os convites, mas as pessoas podem enviar e-mail para jornada@uai.com.br ou mandar um WhatsApp para (31) 98401-0933. A partir de segunda-feira, os convites poderão ser adquiridos na Loja de Classificados, das 9h às 17h, na Avenida Getúlio Vargas, 291.
Colabore e faça parte de ação solidária. Vamos fazer em 2022 um Natal especial.