E os exames são importantes porque, habitualmente, a neoplasia de próstata não apresenta sinais em uma fase inicial. Por isso, a ausência de sintomas não exclui a possibilidade de ser portador dessa doença. Apenas com os exames é que poderemos avaliar adequadamente.
O avanço tecnológico e o melhor conhecimento da anatomia prostática resultaram em cirurgias menos mórbidas, com menores complicações e ótimos resultados oncológicos-funcionais. A radioterapia também passou por uma grande evolução e apresenta bons resultados, com poucas complicações.
Até o ponto em que teve que contar para a mulher seu estado e foi parar no hospital. Como não dava mais para esconder a doença, a mulher levou um susto danado e ele saiu do hospital para morrer em casa.
Apenas neste ano é que a instituição apresentou crescimento de cerca de 5%, comparado ao mesmo período de 2019. Ainda que o câncer de próstata não apresente sintomas em estágios iniciais, devido ao atraso na realização de exames ocasionado pela pandemia e ao constrangimento dos homens em realizar o exame de toque prostático, podem ser percebidas algumas alterações como:
» Gotejamento de urina após a micção
» Fluxo urinário fraco ou interrompido
» Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria)
» Sangue na urina ou no sêmen
» Disfunção erétil
» Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos
» Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés