No único retrato de minha infância, eu devo ter uns 3 anos e estou sentada na porta da casa de minha avó, ao lado de meu primo Tote, do mesmo tamanho. Estou na porta de meus avós, para onde minha mãe teve que se mudar, depois que ficou viúva. E tomando conta de nós estava Tunica, uma preta magra e alta, remanescente das várias senzalas que existiam, e estão até lá até hoje, nas casas da família que não foram derrubadas. Tunica era uma figura rara, da família, e seus filhos participaram galhardamente da vida dos patrões. Em pé de igualdade, esses crimes de raças não existiam naquela época. A baronesa de Santa Luzia alforriou todos os seus escravos quando voltou para a Bahia.
No único retrato de minha infância, eu devo ter uns 3 anos e estou sentada na porta da casa de minha avó, ao lado de meu primo Tote, do mesmo tamanho. Estou na porta de meus avós, para onde minha mãe teve que se mudar, depois que ficou viúva. E tomando conta de nós estava Tunica, uma preta magra e alta, remanescente das várias senzalas que existiam, e estão até lá até hoje, nas casas da família que não foram derrubadas. Tunica era uma figura rara, da família, e seus filhos participaram galhardamente da vida dos patrões. Em pé de igualdade, esses crimes de raças não existiam naquela época. A baronesa de Santa Luzia alforriou todos os seus escravos quando voltou para a Bahia.