O uso de produtos químicos na rotina de limpeza da casa é essencial. Entretanto, conforme a composição e utilização, eles podem representar risco à saúde e ao meio ambiente. Apenas nos primeiros meses de pandemia, o número de intoxicações domésticas em adultos por produtos de limpeza cresceu 23,3%, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia Mais
Saiba por que o ovo é aliado da boa alimentação e de quem quer perder pesoToxina botulínica ajuda a controlar o excesso de transpiraçãoAlzheimer avança no mundo. Neurologista ensina a lidar com a doença'Cleanfluencers' ensinam a limpar sujeira nas redes sociaisÁcido hialurônico hidrata a pele e pode ser usado no verão“Cheguei a sofrer uma crise muito forte de dermatite, além de sentir as mãos ressecadas com o uso de lava-louças e lava-roupas convencionais”, conta a designer Hellen Moreira. Após o diagnóstico, Hellen procurou por produtos de limpeza ecológicos, que não agravassem o quadro.
Entre os danos que podem ser gerados por produtos que contêm agentes químicos sintéticos estão a dermatite de contato (DC), a dermatite de contato irritativa (DCI) e a dermatite de contato alérgica (DCA).
“A procura por cuidados em atenção à saúde e higiene nos leva a constantemente identificar novas possibilidades em produtos comerciais disponíveis para aquisição. Ganham realce os produtos certificados, naturais, orgânicos e cientificamente validados. Outro ponto, principalmente no caso de pessoas sensíveis e crianças, é a possibilidade de apresentarem hipoalergenicidade, irritações na pele e vias aéreas”, afirma o médico e especialista em cardiologia Daniel Magnoni, parceiro da Onda Eco, marca de produtos de limpeza ecológicos com alto desempenho.
A seguir, listamos doenças mais comuns causadas pela intoxicação com produtos químicos:
Dermatite de contato
É uma inflamação da pele induzida por agentes externos. O quadro clínico é de extremo desconforto ao paciente, gerando sintomas como agravo de quadros respiratórios, rinite alérgica, asma, intoxicação respiratória e por via oral. O problema se deve ao contato repetido da pele com o agente causador do dano.
Dermatite de contato irritativa
Ocorre por danos diretos causados por produtos químicos à pele, ou seja, a exposição a um irritante específico resulta em ruptura da barreira epidérmica (estrato córneo). O dano epidérmico leva à perda de água transepidérmica.
Dermatite de contato alérgica
É a reação de hipersensibilidade tardia causada por agentes químicos externos. A DCA ocorre apenas em indivíduos suscetíveis e com sensibilização prévia.
Dermatites, em sua maioria, são causadas por compostos químicos agressivos, usados como alternativa a produtos tradicionais que trazem esses compostos. Para evitar danos a pessoas e pets, o ideal é sempre verificar se os produtos contêm agentes que podem representar riscos.
“Com o aumento da preocupação com a saúde, marcas estão oferecendo alternativas acessíveis de produtos de limpeza ecológicos, produzidos 100% a partir de ingredientes naturais. O ideal é sempre verificar se a eficiência no uso prático dos sanitizantes está associada à segurança na rotina doméstica e à segurança para o meio ambiente”, reforça Stefania Bonetti, CEO e fundadora da Onda Eco.