Jornal Estado de Minas

ANNA MARINA

Confira 10 dicas para cuidar bem dos olhos. E peça a Santa Luzia por eles!


 
Sorte minha que sou de Santa Luzia e conto com ela, protetora dos olhos, para enxergar longe. Quando retirei minhas cataratas, fui numa boa, operei num dia e no outro já estava trabalhando – e vendo tudo sem o menor problema.




 
Meu marido, que tinha certas reservas em lidar com os olhos, foi tirar suas cataratas com o mesmo médico, Fernando Trindade, e passaram o maior aperto. O líquido todo saiu e o olho entrou para dentro, foi um susto e uma aflição só. É claro que a situação foi resolvida na hora, porque o profissional é um craque. O susto passou – mas a catarata ficou.
 
Tratar da visão é assunto delicado, porque todo mundo já ouviu recomendação de algo que seria bom ou ruim para os olhos. Algumas são crendices, muitas vezes sem comprovação. Outras realmente são verdadeiras. Por isso, publicamos a lista de 10 mitos e verdades sobre a visão enviada pela médica Mayra Leite, do H. Olhos, em São Paulo, rede de hospitais especializados em oftalmologia.

1. Terçol melhora com moeda ou anel quente
Verdade. Mas não pela moeda ou anel em si, mas pela temperatura. Terçol é inflamação nas pálpebras causada pelo entupimento das glândulas lacrimais e o calor ajuda a melhorá-la. Mas no lugar de metais, opte por compressas mornas na região com algodão ou gaze descartável.





2. Pingar leite materno nos olhos do bebê melhora a conjuntivite
Mito. Apesar de o leite materno ser rico em anticorpos e enzimas, sua aplicação nos olhos não é aconselhada. O ideal é lubrificar os olhos não necessariamente com o leite, pois existem lágrimas artificiais que podem ser usadas em bebês.

3. Colírios podem ser usados sem receita médica
Verdade e mito. Colírio é medicamento que precisa ser usado com indicação médica. Alguns colírios são vendidos sem receita, porém não é o ideal, pois alguns usados por longo tempo podem gerar complicações. Já os lubrificantes (hidratantes oftalmológicos) não são medicações, por isso podem ser usados com mais frequência.

4. Usar os óculos de outra pessoa faz mal
Verdade. Os óculos precisam ser personalizados, com o grau adequado prescrito pelo médico. Usar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos, além de não ajudar a enxergar adequadamente, pode causar dores de cabeça e outros problemas.





5. Ar-condicionado causa olho seco
Verdade. O ar-condicionado retira a umidade do ar e deixa o ambiente seco. Consequentemente, as lágrimas evaporam mais rápido e os olhos perdem lubrificação.

6. Ler no escuro faz mal para a visão
Mito. No escuro, as pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz. Essa ação reduz a profundidade de foco e pode gerar desconforto e cansaço visual, principalmente para quem precisa de óculos de grau. Mas atenção: ler não é o mesmo que usar celular.

7. Cortar cebola faz chorar
Verdade. Isso acontece por causa da formação de um gás volátil liberado pela cebola. Esse gás é irritante para os olhos e provoca aumento de lacrimejamento, como se a pessoa estivesse chorando.





8. Não usar óculos aumenta o grau
Mito. Os óculos são auxílio para enxergar melhor. Apesar de não agravar o problema, a não utilização de óculos adequados pode gerar desconfortos no dia a dia.

9. Dormir com maquiagem prejudica os olhos
Verdade. As pálpebras e a região dos olhos contêm oleosidade, bactérias e toxinas delas. Caso não se faça higiene adequada para retirada da maquiagem, a região poderá ter irritações e até infecções.

10. O uso de telas prejudica a vista 
Verdade. Olhar para a tela por muito tempo pode causar fadiga e olhos secos. Também é importante observar a distância entre a tela e o usuário, além do tempo dessa exposição. Procure manter distância de 35cm a 40 cm, pois a proximidade leva a maior esforço acomodativo, o que gera desconforto.