Em BH, foi criado um museu da moda com doações das grifes mineiras. Até onde dá para perceber, não vai lá muito bem e quem procura fazer uma doação pode se enganar. Amiga minha quis doar jaqueta de vison dos anos 1940, muito usada por sua tia. Sonho de muitas mulheres, a jaqueta foi recusada porque não foi produzida em Minas, apesar de representar uma peça importante do vestuário da época. É por causa disso que grifes que ainda sobrevivem ao paradeiro da moda local colecionam peças que já produziram, para terem referência na criação de outras coleções.
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Também estarão presentes Madeleine Vionnet, Rei Kawakubo (da marca Comme des Garçons), Claire McCardell, Pia Davis e Autumn Randolph (No Sesso). Será apresentado o trabalho de estilistas menos reconhecidas, como Ann Lowe, que desenhou o vestido de noiva de Jacqueline Bouvier para seu casamento com John F. Kennedy, em 1953.
Peças icônicas de Sarah Burton, Gabrielle Chanel, Ann Demeulemeester, Elizabeth Hawes e Jeanne Lanvin completam a exposição, que será inaugurada em 7 de dezembro e ficará em cartaz até 3 de março de 2024.
“Women dressing women” pretende oferecer nova interpretação da história da moda, afirmam os organizadores. Vai examinar como essa indústria serviu de veículo poderoso para a autonomia social, financeira e criativa das mulheres.
Também serão destacados conceitos inclusivos como feminilidade, práticas colaborativas e mentalidade sustentável, além da pluralidade que passou a definir o espírito da moda atual.
Quatro conceitos – anonimato, visibilidade, agência e ausência/omissão – nortearão as informações sobre identidades e conexões entre as estilistas ao longo da história, com o propósito de oferecer “novas perspectivas e melhor compreensão de seu trabalho”, de acordo com a organização da mostra.
“Serão amplificadas vozes subestimadas historicamente e celebrado o trabalho daquelas criadoras que se tornaram conhecidas”, ressaltou o diretor do museu, Max Hollein.
A exposição é assinada por Mellissa Huber, curadora associada do The Costume Institute, em parceria com Karen Van Godtsenhoven, curadora convidada.