A Farfetch Limited (Nyse: Ftch), principal plataforma global para a indústria de luxo, realizou uma análise aprofundada deste setor do mercado, destacando tendências e comportamentos.
Nesta análise, é possível entender quem é o consumidor de luxo brasileiro, como ele se comporta e o que esperar em termos de novas tendências e mudanças para o próximo ano.
A análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências.
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Meus antigos cadernos de receita mostram como a cozinha evoluiuNem tudo que acomete a memória do idoso é AlzheimerEmpresas brasileiras de calçados faturam bem em feira realizada em MilãoA análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências.
Entusiastas do luxo são consumidores que têm o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda. Esse perfil tende a preferir produtos de marcas estabelecidas.
Já os seguidores de tendências, que são iniciantes na experiência de luxo, em sua maioria, tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e, por isso, costumam optar por marcas mais tradicionais.
Já os seguidores de tendências, que são iniciantes na experiência de luxo, em sua maioria, tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e, por isso, costumam optar por marcas mais tradicionais.
Tal cenário é reforçado por dados da Farfetch, que revelam que, nas categorias femininas e masculinas, as marcas mais acessadas no marketplace são grandes casas de moda europeias, como Dolce & Gabbana, Gucci e Prada.
Um marco importante na evolução desse cenário foi identificado no relatório “Luxury goods in 2022: The big picture”, publicado pela consultoria de pesquisas Euromonitor.
Em 2020, os consumidores focaram na aquisição de produtos atemporais, mas, a partir de 2021, começaram a direcionar seu interesse para os grandes lançamentos de marcas e tendências.
Em 2020, os consumidores focaram na aquisição de produtos atemporais, mas, a partir de 2021, começaram a direcionar seu interesse para os grandes lançamentos de marcas e tendências.
Sobre a experiência de compra, observa-se que o consumidor de luxo, de maneira geral, busca experiências exclusivas no momento da compra, com um atendimento humanizado e personalizado.
De acordo com o relatório “True-luxury global consumer insights”, publicado em julho deste ano pela BCG x Altagamma, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto on-line quanto off-line.
De acordo com o relatório “True-luxury global consumer insights”, publicado em julho deste ano pela BCG x Altagamma, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto on-line quanto off-line.
Outra tendência que ganha força localmente é o crescimento do consumo sustentável, que também se reflete no mundo da moda, impulsionado principalmente pelas gerações X, Millennials e Z, que buscam mais informações sobre a origem e a ética dos produtos. As marcas têm respondido a esse desejo destacando preocupações sociais e ambientais em suas estratégias.
Isso se reflete no resultado do terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente divulgado pela Farfetch, que mostra que a taxa de conversão foi 10% maior para produtos conscientes no marketplace, em comparação com os demais produtos.
Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto consciente, um aumento significativo em relação aos 16% registrados em 2021.
Em 2022, 27% dos clientes da Farfetch compraram pelo menos um produto consciente, um aumento significativo em relação aos 16% registrados em 2021.
Renato Guerra, vice-presidente Latam da Farfetch, afirma: “A análise da Farfetch destaca a diversidade e a evolução do mercado de luxo brasileiro. Os consumidores locais estão cada vez mais atentos às tendências globais e à sustentabilidade, enquanto também mantêm um apreço pelo luxo tradicional. Essa combinação torna o Brasil um mercado empolgante para as marcas de luxo globais.”