Em maio deste ano apresentei aqui um artigo aqui com sobre os dados da pesquisa Diversidade e Inclusão nos Mercados Financeiro e de Capitais, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O estudo mapeou a maturidade do setor em relação a Diversidade e Inclusão (D&I), e mostrou que apesar de 52% das instituições financeiras no Brasil terem políticas de promoção da D&I, dessas, apenas 24% definiram metas e somente 35% têm indicadores e dashboards para acompanhamento dos avanços.
- apenas 16% das instituições contam com ações estruturadas, regulares, orientadas por metas e objetivos claros, principalmente os conglomerados;
- 18% fazem ações pontuais, porém sem política, metas e objetivos claros de atuação, o que acontece com mais frequência nas plataformas de investimento;
- 26% não têm nenhum tipo de atuação, mas têm interesse em promover diversidade e inclusão em suas organizações.
- a temática não é priorizada (41%);
- desconhecimento sobre o tema e formas de evoluir (40%);
- falta de ações práticas e intencionais (55%);
- falta de representatividade de diferentes grupos sociais nas organizações (55%);
- baixo engajamento da alta liderança das empresas (30%);
- baixo engajamento de colaboradores e colaboradoras das empresas (14%);
- ambientes de trabalho pouco inclusivos (32%).